Um Deus Sem FórmulasSample
Dia 6- José, de rejeitado à governadordo Egito
Suportar o processo nos leva para o lugar do propósito
É fascinante olhar para a bíblia sagrada e comtemplar inúmeras histórias de grandes homens que ao passar pelo processo tiveram que recalcular as suas rotas suportando as maiores dores, perdas, traições, provações. Tudo porque no final de tudo sabiam que o que acontece quando estamos vivendo dentro do propósito é maior do que todo o processo.
Vamos olhar para a vida de José, o décimo primeiro filho de Jacó, uma das histórias mais emocionantes na bíblia sobre resiliência e perseverança. Um olhar rápido pela história e logo percebemos que José foi levado para o seu propósito de dificuldade em dificuldade. Suportou a inveja dos irmãos, foi jogado em um buraco, vendido para os Ismaelitas pelos seus irmãos, lhe acusaram de assédio sexual, foi preso injustamente, enquanto estava na prisão ajudou alguém que futuramente esqueceria dele. Precisamos desenvolver a mesma habilidade de José de suportar tantas decepções e frustrações ao longo da caminhada e ainda sim permanecermos de pé, firmes e fortes no propósito, nosso destino não pode ser prejudicado por causa das dificuldades que acontecem no processo, nossa rota não pode ser redirecionada pelo problemas que passamos, permanecer firme no propósito é suportar o processo tendo a convicção que o que nos espera é muito além do que pensamos.
Fugir dos problemas não é o melhor caminho
Quando somos afrontados pelos problemas no meio do processo temos um instinto de fugir deles, procuramos sempre o melhor jeitinho de se sair das situações.
Gostaria de compartilhar com você algo que descobri recentemente usando um aplicativo em meu celular. No Waze Gps existe uma função interessante, quando você aponta o destino ele ver todas as possibilidades de rota e lhe mostra a mais rápida. Em alguns casos, quando há engarrafamentos, ruas interditadas, ele recalcula a melhor rota pra você.
Na nossa vida, as vezes nós agimos assim, quando percebemos que algum problema se aproxima nós tentamos mudar o destino, o nosso instinto quer se sair dos problemas evitando lidar com eles de frente e problemas surgem para que sejam resolvidos. Algumas vezes porque há alguma possível dificuldade no trajeto da vida, agimos como o Waze Gps fugindo das nossas batalhas, nos desviamos de situações desconfortáveis. Evitar o processo é impedir que Deus nos capacite através das situações adversas, dessa forma, não permitimos que Deus tome a direção total das nossas vidas.
Voltando ao nosso personagem, José do Egito, um jovem que com apenas 17 anos de idade iniciou a sua rota rumo ao destino que Deus tinha lhe entregado em sonhos, um adolescente que vivenciou um dos processos mais incríveis que temos nos relatos das escrituras sagradas.
Apesar de todas as dificuldades no caminho, José foi resiliente no processo e não parou por conta das situações difíceis, não se esquivou dos problemas mas lidou com cada um por meio de sua conduta irrepreensível e seu caráter exemplar.
“Permanecer firme no propósito é suportar o processo tendo a convicção que o que nos espera é muito além do que pensamos.”
Scripture
About this Plan
Já reparou que Deus tem o seu jeito único de trabalhar ao longo das escrituras? Isso acontece porque ele decidiu estabelecer cada propósito de acordo com sua vontade e com seu plano soberano. Vemos isso ao longo das histórias bíblicas por meio da vida de personagens como Davi, José, Abraão, João Batista e tantos outros. Descobriremos ao longo desse estudo que não existe uma fórmula pronta na maneira como Deus realiza seus milagres, estabelece o seu chamado e nos prepara para viver o seu plano soberano.
More