Bullyng e a Rejeição: 3 Dias para Vencer com CristoSample
Dia 1, o enigma da dor invisível.
“Não ligues para o que essa pessoa disse.”
“Isso é tolice, não fiques assim".
"Esquece, vai passar.”
Se já ouviste estas frases, então já sabes que elas não resolvem nada. São palavras que as pessoas usam quando te querem consolar. Mas, no fundo, sabes que ignorar a dor não a faz desaparecer. É como querer segurar água com as mãos.
Neste devocional, quero mostrar-te que há uma saída para superar a rejeição e o bullying. Para isso, vamos seguir três etapas fundamentais:
Primeiro, encara a realidade. Segundo, entende o que está acontecer no mundo natural e no espiritual. Terceiro, transforma o que te limita com a Palavra de Deus e as estratégias práticas comprovadas pela ciência.
Então, para começar, deixa-me perguntar-te: sabes o que os detetives fazem?
Eles investigam, procuram pistas e descobrem verdades escondidas. Não ignoram os detalhes, porque a verdade está nas pequenas coisas. E é exatamente isso que farás nos próximos dias. Serás o detetive.
Bullying e rejeição
Ambos são como um par de meias furadas… péssimos quando acontecem, mas há diferenças importantes. Vê estes exemplos.
Maria é uma menina tímida e, por isso, não se enquadra facilmente na escola. Um dia, ela aproximou-se de um grupo de crianças que se divertia, mas notou que ninguém a incluiu na brincadeira. Essa rejeição deixou-a triste, mas não era bullying, apenas um episódio de exclusão.
Agora, veja a situação de Lucas, um adolescente tranquilo e reservado, quase sempre calado. Desde que mudou de escola, ele tornou-se alvo de colegas que o cercam, gozando com ele e fazendo piadas que o envergonham. Numa ocasião, um deles derrubou-o no chão. Noutra, após uma aula de educação física, eles atacaram-no de surpresa sem ninguém por perto para ajudar.
Além disso, ao chegar em casa certa vez, Lucas encontrou um bilhete amassado na sua mochila, cheio de ofensas. Esta é uma clara situação de bullying com a intenção de magoá-lo emocionalmente por pura maldade.
Se for bullying
Se estás a sofrer bullying, é muito importante pedires ajuda. Pedir apoio é uma coisa inteligente, não uma fraqueza. Fala com alguém em quem confias, como um professor, os teus pais ou um líder da igreja, e diz-lhes que estás a precisar de ajuda. Ficar em silêncio só vai piorar as coisas e fazer-te sentir pior. Quando contas o que está acontecer, encontras apoio. Isso é muito importante. Não enfrentes isto sozinho.
Existem pessoas que te querem ajudar.
Sabias que o nosso cérebro reage à rejeição da mesma forma que reage à dor física? Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que a dor emocional causada pela rejeição ativa as mesmas áreas do cérebro que a dor física. Ou seja, as palavras podem ferir tanto quanto um tombo. Não subestime o impacto emocional que uma palavra pode causar.
Deus já sabia que terias momentos como esse na tua vida. Por isso está escrito: “Busquei o Senhor e Ele me respondeu. Livrou-me de todos os meus temores”. (Salmo 34, verso 4). Sabes, Deus é especialista em curar feridas no coração, até mesmo as mais profundas.
As histórias de José e Jesus comprovam isso. Eles enfrentaram não apenas a rejeição como também o bullying, inclusive na sua forma mais cruel, e superaram de maneira extraordinária.
José, rejeição, perdão e superação
A história de José é uma das mais impressionantes da Bíblia. Ele era um dos filhos mais novos de Jacó e muito amado pelo pai, o que gerava inveja nos seus irmãos. Eles não suportavam o facto de José ter sonhos nos quais Deus mostrava que ele seria maior do que eles. O resultado: rejeitaram-no cruelmente. Primeiro jogaram-no num poço e depois venderam-no como escravo.
Mas a história de José não termina aí. Ele foi preso injustamente no Egito, acusado de um crime que não cometeu. Anos se passaram, mas Deus nunca o esqueceu. José enfrentou rejeição, mas decidiu confiar em Deus em vez de deixar isso definir a sua vida. Deus honrou no tempo certo, fazendo dele o governador do Egito.
Quando uma grande fome atingiu a região, os seus irmãos foram ao Egito para comprar comida, sem saber que José, o homem que agora salvava nações da fome, era aquele a quem tinham rejeitado. Quando o reencontro aconteceu e José se revelou, eles ficaram com medo de que José quisesse vingança. Mas José fez algo muito mais poderoso: ele escolheu perdoá-los.
A rejeição foi apenas o começo de algo muito maior na vida de José. E o mesmo acontece contigo. Deus tem um propósito para a tua vida e Ele pode transformar essa rejeição em algo grandioso se confiares n'Ele.
Observa a lista de sentimentos aqui descritos: tristeza, insegurança, medo, raiva, solidão, vergonha, frustração, desamparo, desânimo, ansiedade, culpa e tantos outros. Nesta lista, vais perceber que alguns parecem-se com o que estás a sentir. Então vou falar-te da missão de hoje.
Missão de hoje
I. Pega num caderno e faz dele o teu diário de detetive.
II. Escreve pelo menos cinco momentos em que te sentiste triste ou desconfortável — talvez por rejeição, talvez por bullying.
III. Com a explicação que eu te dei sobre Maria e Lucas, vê se foi bullying ou rejeição. Se foi bullying, fala com um adulto de confiança.
IV. Define, escreve quais foram esses sentimentos que surgiram (verifica a lista que te ajudará a definires melhor o que é que sentiste e sentes sobre esses acontecimentos).
V. Entrega tudo isso em oração.
ORAÇÃO
Querido Deus, sei que conheces tudo sobre mim, por isso abro o meu coração para Te entregar os sentimentos que me magoaram, que vieram da rejeição. Eu entrego a Ti…
(Fala dos sentimentos de que te apercebeste).
Ajuda-me, Deus, a confiar e levantar-me, como José fez, e a sentir paz no Teu amor por mim. Em nome de Jesus. Amém.
About this Plan
Este devocional de 3 dias vai ajudá-lo a entender que, no meio da dor invisível causada pela rejeição e pelo bullying, Deus está consigo. Não se trata de ignorar a dor, mas de encarar a realidade e deixar que o Amor de Deus cure as suas feridas.
More