Renovação da Mente & Identidade EspiritualSample
Assim como ocorrerá, no futuro, uma transformação nos nossos corpos, também ocorre, no presente, uma transformação na nossa mente, à medida que ela vai sendo renovada neste processo de consagração, de rejeição do padrão do mundo e de assimilação do padrão e da Verdade encontrada na Palavra de Deus.
E isso tem tudo a ver com o nosso tema da identidade espiritual, porque se trata exatamente — nesse processo de vivência da nossa identidade em Cristo — de sair do plano da posição para o plano da experiência. De não apenas vivermos, mas experimentarmos a realidade da vida espiritual e da nova identidade que temos em Cristo Jesus. É assim, e somente assim, que conseguimos sair do paradigma 1 (penso, sinto, ajo) para o paradigma 2 (acima do que penso ou sinto, EU CREIO, e por isso ajo).
Aliás, esta constatação nos leva ao final do verso 2 de Romanos 12. Paulo afirma que, ao final deste processo de consagração, de rejeição do padrão do mundo e de metamorfose pela renovação da mente, passamos a experimentar que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Note, por favor, o verbo: o que Deus quer é que experimentemos a sua vontade, com todas as suas qualidades (boa, agradável e perfeita).
Muitas pessoas até sabem, por haverem assimilado a ideia mentalmente, que a vontade de Deus é boa. Mas quantos realmente experimentam isso? Uma coisa é assentir mentalmente que a vontade de Deus é boa. Outra coisa é efetivamente experimentar esta perfeita, boa e agradável vontade em nossas vidas.
Ao invés, muitos cristãos ainda podem estar em conflito com a vontade de Deus. Podem dizer para si mesmos, ou mesmo para outros: “eu sei que a vontade de Deus é boa, mas...”
Normalmente, o que está implícito neste “mas”, infelizmente, é o seguinte: “mas eu não consigo experimentar que seja assim.” Isso não pode ser mais contrário à ideia expressa por Paulo nas Escrituras. Deus quer não somente que nós saibamos que sua vontade é boa, perfeita e agradável, mas que nós experimentemos isso. E é importante notar que só iremos experimentar isso como ponto culminante deste processo de metamorfose pela renovação da mente. Antes disso, no máximo poderemos dar um assentimento mental à vontade de Deus. Poderemos até afirmar, com a nossa mente, que consentimos que a vontade de Deus é boa; mas, enquanto não estivermos experimentando isso em nossos corações, é porque ainda há um longo caminho de transformação a ser seguido.
Portanto, aceite o convite que o Espírito Santo lhe faz hoje: consagre-se, de corpo e alma a Deus, rejeite o padrão deste mundo, seja transformado (metamorfoseado) pela renovação da sua mente e, por fim, experimente a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em todos os aspectos da sua vida, vivendo a autêntica identidade espiritual que o Pai preparou, em Cristo Jesus, para cada um de seus filhos.
— Este devocional foi baseado no capítulo 5 do livro "Renovação da Mente: Como ter a Verdadeira Identidade e Autoridade Espiritual" escrito pelo pastor Marco Silva em coautoria com Carlos Xavier, disponível aqui.
Scripture
About this Plan
Você sabe qual a sua identidade espiritual? E o que isso tem a ver com "renovação da mente"? Neste devocional, você irá mergulhar nas escrituras para aprender como renovar sua mente e descobrir a sua verdadeira identidade espiritual. Devocional baseado no livro "Renovação da Mente: Como ter a Verdadeira Identidade e Autoridade Espiritual" escrito por Pr. Marco Silva e Carlos Xavier.
More