YouVersion Logo
Search Icon

Tradições FamiliaresSample

Tradições Familiares

DAY 1 OF 3

TRADIÇÕES FAMILIARES

Não removas os marcos antigos que puseram teus pais (Provérbios 22:28).

É natural as famílias terem suas tradições. Em diversas ocasiões os pais convidam todos para momentos valiosos de alegria e comunhão.

O almoço, aos sábados ou domingos, é uma marca na vida de muitas famílias. Pais, filhos, genros, noras, netos e primos se reúnem, formando uma grande algazarra. Muita alegria, risadas, brincadeiras... momentos inesquecíveis em um ambiente de cordialidade.

Aliados a esses costumes, existem os conceitos morais, espirituais e cívicos, estabelecidos pelos pais. O respeito ao próximo, a lealdade e fidelidade, a cooperação mútua, são alguns dos princípios ensinados e estabelecidos por eles.

Todos devem se lembrar destes marcos e vivê-los, no dia a dia. Cada ensinamento precisa ser lembrado e praticado, por toda a vida.

Filhos, mantenham vivas as lembranças dos costumes e ensinamentos de seus pais. Procurem honrá-los e alegrar-lhes o coração.

Infelizmente, existem pessoas que carregam consigo lembranças negativas do passado, provenientes de atitudes de seus pais. Palavras indevidas, a preferência por este ou aquele filho, a descrença na sua capacidade para vencer, fizeram com que se sentissem inferiores, desvalorizados e com baixa autoestima.

Por isso, vivem atormentadas, amarguradas e com uma profunda tristeza na alma. As lembranças ainda as machucam profundamente.

Encontram dificuldades para vencer na vida, são inseguras e são hostilizadas por pensamentos de derrota.

A inveja, o orgulho e a crítica exacerbada são destaques na personalidade dessas pessoas, lançando mão nessas atitudes como formas de se autoafirmarem.

Elas precisam que o Espírito Santo derrame, em seu coração, o Bálsamo de Gileade, a fim de liberarem perdão. Este Bálsamo promoverá cura e cicatrizará as feridas e angústias na alma. O profeta Jeremias disse assim:

Cura-me, SENHOR, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor (Jeremias 17:14).

Day 2