Gratidão e Contentamento: o segredo de uma vida feliz Sample
Imagine um grupo de viajantes em uma longa jornada pelo deserto. No início, todos estavam cheios de esperança e gratidão por terem sido libertos de uma vida de opressão. Mas, conforme os dias no deserto se estendiam, o calor e a sede começavam a pesar. Em pouco tempo, as conversas entre os viajantes, antes animadas, transformaram-se em queixas e murmurações. Eles lembravam com saudade dos dias passados, idealizando um tempo que, na verdade, não era tão bom. Esqueceram do grande milagre da libertação, focando apenas no que parecia faltar-lhes naquele momento.
Essa é a história do povo de Israel no deserto, logo após sua libertação do Egito. Deus havia realizado maravilhas para tirá-los da escravidão, mas, diante das dificuldades da caminhada, rapidamente esqueceram-se das bênçãos recebidas e murmuraram. Ter um espírito murmurador e descontente é um grande pecado.
A murmuração, muitas vezes, nos faz olhar para o passado com uma visão distorcida. Assim como o povo de Israel lembrava das "panelas de carne" no Egito, romantizamos momentos que, na verdade, não eram tão perfeitos. Isso nos leva a não reconhecer que Deus nos colocou onde estamos agora e que ele tem um bom propósito para isso.
Além disso, a murmuração revela uma incredulidade profunda. Quando reclamamos, estamos, de alguma maneira, duvidando do plano de Deus e Sua provisão não nos satisfaz. Isso vai além de uma simples insatisfação momentânea; representa uma desconfiança no caráter de Deus e em Sua capacidade de honrar Suas promessas. No fundo, isso é falta de fé.
Portanto, a melhor maneira de combater a murmuração é treinar o nosso coração a aprender a nos contentar com o que Deus nos proporciona. Quando Deus nos transforma em novas criaturas em Cristo, Ele desperta um anseio por Ele próprio. Ao longo do processo de santificação, Deus conduz nossos desejos para cada vez mais longe das coisas terrenas, direcionando-os cada vez mais para Si, e assim, nossas queixas são trocadas por louvor.
Hoje, ao invés de murmurar sobre o que nos falta, vamos agradecer pelo que já temos. Que a prática da gratidão seja a nossa escolha diária, nos aproximando mais do Senhor e nos afastando do perigo da murmuração. Confiemos que, em cada passo da jornada, Deus está nos conduzindo com amor.
Scripture
About this Plan
Nos próximos sete dias você será convidado a aprofundar seu conhecimento sobre gratidão e a encontrar contentamento na graça abundante de Deus. Este devocional te ajudará a descansar no conhecimento e nos planos de Deus, enquanto exploramos temas que nos ensinam a caminhar com uma perspectiva celestial. Em cada dia, você encontrará reflexões que inspiram a render graças, exercer o contentamento e descansar na verdade de que, em Deus, temos tudo o que precisamos.
More