Resiliência em tempos difíceisSample
Por que estão dormindo?
Qual foi a coisa mais difícil que Jesus pediu aos seus discípulos ao longo do seu ministério? De acordo com um pregador chinês, a coisa mais difícil foi pedida quando Jesus perguntou: “Por que estão dormindo?”. Na passagem, Jesus alerta Pedro, Tiago e João, que estavam dormindo, para o fato de que Judas estava a caminho para prendê-lo.
Por que Jesus fez uma pergunta daquelas? Afinal, ele sabia a resposta. Os discípulos tinham três boas razões para dormirem. Primeiro, já era noite. Segundo, estavam exaustos. Terceiro, provavelmente estavam cansados das dificuldades do ministério. Parecia uma pergunta rude e até injusta de ser feita. Eles dormiam porque estavam cansados, porque eram humanos, porque não tinham ideia das coisas terríveis que estavam para acontecer.
Mas por que eles não tinham ideia do que estava para acontecer? Afinal, Jesus os advertira durante dias. Judas já o havia traído e alguns dos discípulos estavam conscientes disso. Eles deviam ter alguma noção da crise e saber o quanto Jesus estava perturbado.
Já era noite, mas não se pode dormir naquela noite, deve-se apenas orar. Aquela era a noite em que vinham buscar o Senhor. Eles vieram apenas uma vez e Jesus estava pronto, porque estava orando e não dormindo. Pedro não estava pronto porque estava dormindo. Por isso não orou. Por isso negou ao Senhor. Por isso fugiu. Ele falhou em se fortalecer. O anjo também estava lá para ajudar Pedro, mas não teve oportunidade. Assim, eles deixaram de estar com Jesus em seu momento de maior agonia e necessidade.
Uma noite, acontecerá o mesmo que aconteceu com Jesus. Teremos boas desculpas para dormir, mas não devemos. Devemos orar. O anjo aguardará para nos fortalecer. Todo homem e mulher está sendo preparado para um momento de provação, que virá quando estivermos cansados, tristes, sozinhos e vulneráveis. Essa será nossa noite. Não devemos dormir, mas orar para que nossa provação seja um meio de redenção para outros, para que Deus seja glorificado e o nosso testemunho seja fortalecido.
Talvez, em nossa vida, não tenhamos apenas “uma noite” de provação. No entanto, isso acontece com mártires e outros membros da Igreja Perseguida. Muitos de nós temos de obter vitórias menores a cada dia, permanecendo na fé ao longo do tempo. Entretanto, essa questão revela um importante elemento da experiência dos cristãos perseguidos, o medo de negar a Deus. “Estarei pronto quando a noite vier?” é uma pergunta que provoca muita ansiedade e medo. Precisamos admitir que o medo exige orações poderosas. E orações poderosas significam vidas cristãs poderosas.
Como costumava dizer um velho pastor de Gales: “A diferença entre um cristão perseguido e um não perseguido é que um teme a Deus e ora, enquanto outro ama a Deus e dorme. No entanto, somente um está pronto”.
Você gostou desse plano de leitura? Ele é uma adaptação do livro A palavra dos perseguidos, da Missão Portas Abertas.
Scripture
About this Plan
Nos dias atuais, tentamos evitar de todas as formas o sofrimento, mas a Bíblia nos ensina que são os momentos difíceis que moldam e fortalecem a nossa fé. Aprenda a encontrar resiliência na palavra de Deus e com aqueles que enfrentaram as provações mais difíceis.
More