YouVersion Logo
Search Icon

Florescendo na DorSample

Florescendo na Dor

DAY 3 OF 5

DIA 3

E quando as coisas não acontecem do jeito que desejamos?

Nós pedimos, oramos, projetamos, fazemos tudo que é possível, mas nada sai conforme o planejado.

Uma situação financeira que não se resolveu, uma questão de saúde que não recebeu cura, uma promoção no trabalho que não se concretizou, um relacionamento que acabou.

Quando as coisas saem do esperado, a frustração é certa. Não conseguimos entender, pois dentro de nós, acreditamos que os motivos pelos quais estamos pedindo são justos. Temos a certeza de que será bom para nós, que só trará benefícios.

Mas, a verdade é que não sabemos o que virá no nosso futuro. Talvez, o que tanto desejamos não trará alegria, paz, ou bons frutos. Não há como saber. O único que sabe é Deus. Mas, como é difícil descansar na provisão Dele, quando estamos cegos diante do que acreditamos ser a única solução. Mais difícil ainda é se alegrar.

Talvez, o tempo de espera, que parece ser longo demais, é o tempo que Deus precisa para nos tratar em áreas que nem imaginamos, que sequer conhecemos. O não concretizar dos nossos planos parece injusto. E nesse tempo fazemos muitas especulações sobre o porquê estamos vivendo este tempo de seca.

Especular, pensar demais, se lamentar, tentar encontrar respostas, pode nos deixar ainda mais ansiosos, temerosos, decepcionados, frustrados, cansados. Colocar nossos olhos no futuro escurece nosso presente. E, sem perceber, estamos andando em uma escuridão, sem perspectiva, sem esperança, sem ver saída.

O profeta Habacuque escreveu, de forma corajosa: “Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, …mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus de minha salvação!”. Quantas vezes repetimos esse texto, seja por fé, seja por religiosidade?

Dizer “Eu me alegrarei, mesmo se nada der certo” (dentro da minha perspectiva do que era para dar certo), necessita de uma força sobrenatural, necessita do Espírito de Deus nos movendo, trabalhando nossa fé, nossa esperança, nosso amor.

Onde eu moro, todos os anos passamos pelo tempo de seca e, durante meses, as plantas ficam aparentemente sem vida, ansiando por água, por chuva, sem nada acontecer, até que os ipês começam a florescer. Quando vejo esse ciclo de vida dos ipês, tenho a certeza que Deus faz exatamente da mesma maneira conosco. Nós precisamos, muitas vezes, passar pela seca, pelo calor, pela necessidade, mas Ele já sabe o que virá. Ele sabe que, a partir desse tempo de seca, muitos ipês florescerão cheios de vida. Assim como os ipês, não estamos morrendo. Estamos sendo tratados para florescer no tempo certo.

Hoje eu quero te desafiar a olhar para sua vida com os olhos da fé e declarar que “Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que nada dê certo ou que tudo saia fora do planejado... mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus de minha salvação!”.

Day 2Day 4