YouVersion Logo
Search Icon

Para além das montanhas (S2-E8)Sample

Para além das montanhas (S2-E8)

DAY 3 OF 4

O que faz o sal

Jesus faz uma comparação entre os Seus discípulos e o sal. É o "sal da terra". Mas o que quer dizer isso?

Preserva

A primeira coisa que o sal faz é conservar. Talvez menos conhecido no nosso tempo e cultura, mas basta fazer uma pequena pesquisa no Google. O sal neutraliza a deterioração.

Assim, os discípulos de Jesus devem contrariar a destruição do mundo. Onde as coisas se desmoronam e se deterioram, que nós, pelo contrário, mostremos que as coisas podem ser diferentes. Há um outro caminho - o caminho de Jesus. O caminho do Reino.

Decadência, por outras palavras.

Criar sabor

Já comeu uma sanduíche sem sal? Então não precisa de mais explicações. O sal dá sabor aos pratos. O sal faz sobressair os sabores. Não há cozinha que passe sem ele.

Assim, os discípulos de Jesus devem ser provadores. Primeiro, podemos provar por nós próprios como o Senhor é bom. E, depois, podemos completar essa bondade. Podemos trazer sabor onde falta sabor.

Cura

O sal combinado com o mel traz a cura. É um ingrediente essencial para este medicamento.

E logo a seguir há novamente uma ligação com as nossas vidas. Nós, como discípulos de Jesus, podemos ser portadores de cura. Ou, para ficar exatamente com o exemplo, ser parte dela.

Desafio-o a pensar em todas as áreas da vida quando pensa em cura. Corpo, mente, emoções, relações... Pergunte ao grande Curador como e onde pode curar hoje.

É o sal da terra. Conserve-a. Mantenha-se em constante ligação com Deus, para que em si próprio não perca o sabor, mas seja e permaneça um tempero. E fique disponível para ser usado como um elo num processo de cura.

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Conhecia estas elaborações de sal?
  • Vê alguma coisa disto na sua vida de discípulo?
  • O que gostava de ver mais?

Ora: "Senhor, dizes tão simplesmente que eu sou o sal da terra. Muitas vezes sinto isso como algo muito limitado. Quero muito mais. Senhor, por favor, faz a Tua obra através de mim. Ajuda-me a viver sempre em ligação Contigo, para que me possas usar para preservar, dar sabor e curar. E obrigado por também saberes exatamente onde é que eu próprio preciso de estar em contacto com o sal na minha vida. Ajuda-me a estar alerta. Quero entregar-me a Ti para isso, não de uma forma passiva, mas muito ativa. Senhor, aqui estou eu - usa-me. Usa-me. Amém."

Day 2Day 4