"Siga-me!": como responder ao chamado de JesusSample
Como ser um discípulo de Jesus?
Quantas vezes você acha que a palavra cristão está na Bíblia? Em breve, eu revelarei a contagem, mas já adianto que talvez você se surpreenda! Afinal de contas, muitos esperam que a Bíblia ensine a como ser salvo, tornar-se cristão e ir para o céu.
O que Jesus fala que devemos fazer para segui-lo? Depois de conhecer Jesus, vivemos na esperança de um dia ir para um lugar bom e é isso?
A ideia principal que Jesus traz em seus ensinamentos é: seguir a Ele, morrer para nós mesmos (salvação) e viver no Reino de Deus aqui e AGORA! (João 12:23-26, Lucas 9:57-62)
Isso pode parecer um pouco confuso, se você observar como vivem as pessoas que se identificam como cristãs — são mais de 80% dos brasileiros, somando evangélicos e católicos, segundo pesquisa Datafolha de 2020. Muitos deles não parecem seguir os fundamentos que Cristo ensinou. Ser cristão deveria se parecer com Cristo, andar como Ele andou. Pensando nisso, parece que o significado de ser um cristão se perdeu.
O convite de Jesus não era para que você frequente uma igreja ou creia em uma lista de doutrinas. O convite de Jesus era: siga-me.
“E depois de segui-lo, esperamos morrer para ir para o céu?”. O Evangelho de João aponta que a vida eterna é conhecer a Jesus cada vez mais! A vida eterna não começa quando morremos. Ela já está disponível hoje. É um sinônimo do Reino de Deus. (João 17:3-5)
Um discípulo, no primeiro século, era alguém que intencionalmente imitava seu mestre com o enfoque de aprender sua forma de pensar e viver.
Em muitas igrejas hoje, é possível alguém tomar a decisão de aceitar a Jesus, sem decidir segui-Lo, com tudo que isso lhe acarreta. Ser discípulo é crer, mas também ter o coração de aprendiz, de transformar sua vida pelo Mestre, de ter sua mente transformada no caminhar com Ele. Sendo assim, o discipulado, nome que podemos dar a esse processo de se tornar discípulo, não é opcional.
Discipulado é o chamado para todos que querem viver perto de Jesus. É mais do que crer em fatos sobre Jesus. (Lucas 8:31-32)
Em Atos 11, vemos a primeira vez que discípulos são chamados cristãos. E na Bíblia inteira, encontramos essa palavra apenas três vezes, enquanto “discípulo” pode ser lido 269 vezes no grego original. O Novo Testamento foi escrito por discípulos e para discípulos. E você pode aprender nessas escrituras a viver o que Jesus ensinou!
About this Plan
Descubra o verdadeiro significado de ser um discípulo de Jesus e viver no Reino de Deus aqui e agora! Este plano bíblico desafiador revela como seguir Cristo vai além de crenças e tradições, transformando nossas vidas pela graça e nos chamando a uma dedicação profunda e prática aos ensinamentos de Jesus. Acompanhe esta jornada transformadora e encontre a verdadeira essência do cristianismo!
More