O CorajosoSample
O medo não pode ser maior que Deus!
Anos depois do acontecimento com Abraão e seu encontro com Abimeleque, seu filho Isaque repetiu o mesmo erro de seu pai, também por medo de morrer.
Diante de outro rei Abimeleque, Isaque que era casado com Rebeca, mente sobre ela ser sua irmã, a fim de não ser morto. Sentiu medo e decidiu recorrer a mesma estratégia de Abraão, mentir. Mas esse rei Abimeleque viu os dois, Isaque e Rebeca, num momento romântico do casal, percebeu, então, que eram casados e não irmãos. O rei dos filisteus ficou enfurecido e expulsou os dois por temor ao Senhor e para que a mão do Deus de Isaque não pesasse sobre os filisteus. Percebemos aqui que ainda que pareça o caminho mais fácil, ou o melhor caminho, nunca será o correto tomar atitude que fere a lei de Deus, o caráter de Deus.
Mais adiante na cronologia da humanidade, Davi, que fugia da morte pelo rei Saul, encontrou refúgio nas terras de um rei dos filisteus, Abimeleque. Nesse encontro Davi se fingiu de louco diante do líder filisteu para não ser morto. A fama de Davi nas canções da época era que matava mais do que milhares, matava mais que Saul, então temeu que o governador filisteu pudesse tirar sua vida por sua fama. Assim como Abraão, assim como Isaque, Davi temeu a morte e mentiu.
Provavelmente pensando ser a melhor estratégia. Provavelmente o medo invadiu a mente desses homens e tirou a lógica, desviou o caráter, desviou a fé em Deus.
Nesse caso, Davi foi liberado, pois o líder filisteu não quis se envolver, pois acreditou que Davi estivesse maluco.
Mas para que você entenda como essa atitude de Davi não foi a melhor, leia comigo 1 Samuel capítulos 27, 28 e 29. Nesse texto vemos que Davi contou a verdade para Abimeleque de sua fuga e com isso recebeu um lugar de moradia, servindo na terra dos filisteus. Não somente isso, como ganhou do rei filisteu de presente uma cidade!
Podemos entender que ao contar a verdade ele foi muito mais honrado e recompensado. Recebeu seu livramento e ainda um bônus.
Quantas vezes em nossas vidas, por atitudes erradas, perdemos a chance de ganhar bênçãos? Por mentir, ou agir de forma maliciosa perdemos uma promoção ou reconhecimento no trabalho? Por agir com mau caráter afastamos pessoas que nos amam ou que amamos? Quantas vezes agimos como Davi, no seu primeiro encontro com Abimeleque, apenas por medo?
Vemos nesses dois momentos, tanto de Isaque, quanto de Davi, que sempre é melhor falar a verdade. Não podemos permitir que o medo seja maior do que o desejo de honrar o caráter de Deus. Honrar os mandamentos e o nome de Deus. Deus sempre nos trará bênçãos maiores por sermos íntegros e retos, mesmo em situações que a verdade poderia nos levar a morte.
About this Plan
Esse plano apresenta o quanto Jesus é corajoso e nosso exemplo de bom caráter, para nos motivar a perseverar até a recompensa eterna!
More