Atos em 28 diasSample
Atos 13:13-48
Imagina-te a sair com os teus amigos para uma atividade agradável, algo que todos gostem de fazer. Alguns dos teus amigos não conhecem Jesus e não têm ideia do que realmente acreditas. Estás a divertir-te imenso. Enquanto páras um pouco, um dos teus amigos, do nada, pergunta: "Ei, [teu nome], tu acreditas em Jesus, certo? O que isso realmente significa para ti? Conta-nos."
Todas as outras conversas ficam silenciosas. De repente, os olhares de todo o grupo estão focados em ti. Alguns dos teus amigos parecem curiosos, enquanto outros estão a rir- se um pouco da situação. O que dizes? O que fazes?
Neste capítulo de Atos, encontramos Paulo e Barnabé numa situação semelhante. Eles são judeus e, como é costume, vão à sinagoga no sábado. Enquanto estão lá sentados, são convidados a levantar-se e a falar. Eles têm uma oportunidade mesmo à frente deles. O que achas que Paulo e Barnabé fazem?
Não sabemos o que terá passado pela cabeça deles. Talvez estivessem à espera que lhes fizessem essa pergunta.
Qualquer que tenha sido o seu raciocínio, vemos que Paulo imediatamente se levanta e aproveita esta oportunidade para partilhar a sua fé em Jesus.
Podemos ler o conteúdo do sermão de Paulo desde o versículo 16 até ao versículo 42, e há algumas lições que podemos aprender sobre o modo e o que ele partilha. Paulo começa por partilhar o que as pessoas na sinagoga já sabem. Até ao versículo 22, onde ele fala sobre o Rei David, todos naquela sinagoga concordariam com o que ele tinha dito. Paulo habilmente fez uma ligação entre a história de Jesus e a própria história da sua audiência. Depois disso, ele cita várias partes das suas próprias Escrituras (o Tanakh, a primeira parte da Bíblia que nós, cristãos, lemos hoje). Ele faz citações do Livro dos Salmos, Isaías e Habacuque.
O que podemos aprender com isto? Primeiro e acima de tudo, Paulo e Barnabé estavam ali naquela sinagoga porque foram guiados pelo Espírito. Ao longo das suas viagens, lemos repetidamente que é o Espírito de Deus que está a guiá-los. Em segundo lugar, vemos Paulo a relacionar as Boas Novas de Jesus com a sua própria história. E, finalmente, ele simplesmente faz isso! Quando lhe é dada a oportunidade de partilhar sobre a sua fé, Paulo está pronto para avançar.
VAI A FUNDO
Tira um momento para recordares a situação no início deste estudo. Estás ali com os teus amigos e eles estão a pedir-te para partilhares sobre a tua fé. Serias capaz de o fazer? O que partilharias? Fala com Deus sobre isto e como te sentes em relação a isso.
SÊ OUSADO
Como seguidores de Jesus, devemos estar prontos para partilhar sobre a nossa fé (1 Pedro 3:15). Pensa no que partilharias e como poderias ligar a história de Jesus à história pessoal dos teus ouvintes, se te fosse feita a pergunta: "Ei, [teu nome], conta-nos no que acreditas." Talvez possas praticar ao escreveres uma resposta ou ao teres uma conversa prática em voz alta contigo mesmo.
MEMORIZA
"Irmãos, se têm alguma palavra de edificação para o povo, falem." - Atos 13:15b (BPT)
Scripture
About this Plan
Espera, recebe e vai! Junta-te ao TeenStreet para lermos juntos o livro de Atos e descobrirmos o que significa continuar o ministério de Jesus e viver uma vida capacitada pelo Espírito Santo. Partilha o plano com o teu pequeno grupo e vão a fundo na Palavra juntos!
More