O pastor (S1-E9)Sample
Ouve e faz
Ouve e faz. Que palavras precisa de ouvir para fazer também?
Neste episódio especial de Os Escolhidos, vemos acontecer o seguinte.
Um pastor coxo, há pouco, repreendido por um fariseu porque o cordeiro que traz não é perfeito, e abandonado pelos seus colegas, decide fazer algo de bom por outro. Encontra José e Maria e dá a Maria, sedenta, a sua própria água.
Em Lucas 10, lemos a história tão conhecida do Bom Samaritano. A história é introduzida com a pergunta: "Quem é o meu próximo"?
Quem é o seu vizinho?
Está disposto a ajudar o seu próximo, mesmo que na sua vida esteja numa situação de dificuldade? Uma situação em que é rejeitado, em que não pertence?
Lemos isso na história do Bom Samaritano. Um homem que não pertence ao grupo, porque vem da Samaria, uma terra que os judeus evitam tanto quanto possível. Odeiam os samaritanos.
Os pastores, um grupo de homens que não eram estimados pelo seu povo, ouvem uma mensagem especial. Parte para encontrar e adorar Jesus, o Rei.
Que palavras precisa de ouvir? Quando é que se põe a mexer? Quando é que vai fazer alguma coisa?
O Natal pode ser uma daquelas alturas em que as pessoas dão um passo em frente. Porque ouve falar de "paz na terra". Dá uma sensação agradável de fazer algo "bom".
Quando é que é vizinho de alguém? Só "no Natal" ou no momento em que alguém precisa?
Reflita sobre as seguintes questões:
- É um fazedor ou, para si, o que importa é ouvir?
- Para quem pode ser um vizinho hoje? Quem é que na sua comunidade precisa de ajuda neste momento?
Ora: "Senhor, ajuda-me a ouvir e a fazer. Gostaria de fazer aquilo que Tu entendes que eu devo fazer. Mesmo que tenha de fazer um sacrifício. Quero estar presente para o meu próximo. Em nome de Jesus, Amém."
Scripture
About this Plan
Este plano de leitura leva-o a percorrer alguns dos temas que surgiram na parte de "Os Escolhidos >> O pastor". Reflita, mergulhe na Bíblia e desfrute do que Jesus tem para lhe dizer.
More