Pecados Da LínguaSample
MURMURAÇÃO
“Oh céus, óh vida, óh azar!”. Talvez você já tenha ouvido falar de Hardy, um personagem pessimista e reclamão. Você já parou para pensar nas várias situações em que, geralmente, as pessoas (ou você mesmo) murmuram?
Murmurar significa “produzir um som mínimo e prolongado; sussurrar: murmurar segredos aos ouvidos...expressar descontentamento; queixar, lamentar”.
Parece ficar claro que a murmuração é uma rebelião silenciosa em que um espírito de descontentamento começa a se inflamar e silenciosamente essa queixa começa a ser espalhada para outros até que um grande grupo começa a dar voz à essas queixas.
Números 11:1-3 nos informa que o povo começou a se queixar e o Senhor os ouviu. A expressão “e o Senhor os ouviu” pode ser entendido como “na presença do Senhor”. Você já imaginou que Deus ouve as suas queixas?
Por que Deus se ira contra a murmuração? A murmuração é a demonstração da insatisfação do nosso coração diante de toda a provisão de Deus. Deus havia suprido Israel com o maná que simplesmente caía do céu juntamente com o orvalho. Era comida milagrosa, de graça e sem o trabalho de plantar e colher. E mesmo assim o povo começou a desejar as comidas dos egípcios e se cansaram da monotonia do maná (Nm 11:4-6).
Além da insatisfação outro grande perigo da murmuração é a contaminação. A reclamação começou com um pequeno grupo e logo se espalhou para todo o povo. Talvez você se lembre de ter sido contaminado pela murmuração quando alguém veio reclamar de algo e você respondeu, ou pensou: “é verdade...”.
O oposto de murmuração é a gratidão. Em 1Tessalonisenses 5:18 diz que devemos ser gratos, não às vezes, ou apenas quando tudo vai bem, mas em TODAS as situações. Isso porque reconhecemos o cuidado, amor, provisão de Deus em todas as circunstâncias, até mesmo na monotonia do dia a dia.
Em Número 11 vimos apenas um exemplo de murmuração dentre tantos outros durante a jornada de Israel pelo deserto. Mas há muitos relatos em Salmos, por exemplo, em que parece que o salmista está se queixando para Deus também. Salmo 13:1-2 é um bom exemplo. A pergunta “até quando?” se repete 4 vezes! Existe a diferença entre a murmuração e a lamentação piedosa? Quais seriam essas diferenças e como elas se manifestam? - Dica: a murmuração sempre é para pessoas contra Deus em acusação - injustiça, maldade, impotência - a lamentação piedosa, o salmista faz diretamente para Deus reconhecendo de forma honesta o mal, mas também reconhecendo que só Ele é capaz de prover a solução. Não se trata de uma rebeldia.
Scripture
About this Plan
Tiago 3.2 diz: “se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear todo o corpo”. E em Provérbios 6.16-19 diz que de sete coisas que o Senhor detesta três delas estão relacionadas à língua. Diante destas verdades e, que os pecados da língua são, muitas vezes, tolerados, precisamos, urgentemente nos dedicar a tratar desse assunto de forma bíblica e a nível do coração.
More