YouVersion Logo
Search Icon

Plan Info

O presente de casamentoSample

O presente de casamento

DAY 1 OF 4

Estar com o Pai...

Em "The Chosen", sente-se o pânico de Maria enquanto procura o seu filho desaparecido, Jesus. Jesus também era apenas 'o filho de'. Um rapazinho ainda com 12 anos.

O exemplo deste episódio ajuda-me a ver a situação à minha frente. O medo e o pânico surgem um pouco melhor do que quando leio o texto.

Maria, com toda a agitação, encontros e viagens, não vê Jesus há algum tempo. Espera que Ele apareça com a família e os amigos, mas quando descobre que não é esse o caso - ela e José ficam preocupados. E, com o passar dos dias, a inquietação transforma-se em pânico. Onde está Jesus? Uma reação compreensível. E se fosse o seu filho?

A reação de Jesus quando os seus pais o encontraram é surpreendente: "Porque me procuravam? Não sabiais que eu devia estar aqui, na casa de Meu Pai? Que devia estar ocupado com as coisas do meu Pai?"

Jesus, tão jovem como era, queria estar com o seu Pai. Para estar em sintonia com Ele.

Depois de todas as preocupações, parece que José e Maria começam a compreender um pouco: Jesus é realmente especial. Ainda não fazem ideia do que isso significa exatamente.

Talvez reconheça isto: sabe que Jesus é grande e especial, mas não O compreende (ainda). E ainda não compreende o que isso significa exatamente para si.

Três coisas chamaram a minha atenção:

  1. Vê aqui algo de belo na atitude de Maria: ela não compreende tudo o que se passa, mas recorda o que aconteceu e foi dito e reflete sobre isso no seu coração.
  2. Há também algo de belo na atitude de Jesus: repara na forma como Se dirige aos pais, depois acompanha-os e obedece-lhes. Aceita o Seu lugar, e o lugar dos Seus pais, na família onde foi colocado por Deus. O resultado desta atitude foi que Ele cresceu em "sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens".
  3. Desde muito cedo, Jesus sabia o que Deus Pai Lhe pedia. Precisava de estar na casa do Seu Pai. Maria e José não perceberam (imediatamente) a que é que Jesus Se estava a referir. Talvez haja alguma coisa que Deus lhe esteja a pedir para fazer. Um passo de fé que pode dar. Deus deu-lhe uma visão, um sonho, um desejo. Mas só parece ser visto por si. E os que o rodeiam podem não compreender o que está a fazer. É bom pedir-lhe a confirmação para um passo de fé. O que Deus colocou no seu coração nunca está sozinho, mas faz sempre parte da Sua maior história. Ele colocará isso no coração dos outros também. Mas não deixe que o seu desejo, onde Deus toca o seu coração, seja abafado pela aprovação ou desaprovação das pessoas. Pode sentir-se dependente de Deus e daquilo que Ele lhe pede. O seu passo pode ser a obediência. Dê um passo de fé!

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Qual é a sua imagem do Pai Celestial? O seu desejo é estar perto d'Ele? Como é que isso lhe parece hoje?
  • Como se empenhas hoje nas "coisas do seu Pai"? Há alguma coisa que Deus lhe peça e na qual pode dar um passo de fé?
  • O que faz com coisas que não compreende?
  • Qual é a sua atitude quando os outros não o compreendem?

Ora: "Obrigado, Jesus, porque Tu mesmo tornaste visível a importância de estar perto do Pai. Ajuda-me aproximar-me do Pai. Que eu entenda claramente a Tua vontade e ajuda-me a dar um passo na fé e a fazer o que me pedes. Em nome de Jesus, Amém."

Scripture

Day 2

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy