YouVersion Logo
Search Icon

Convites (S1-E7)Sample

Convites (S1-E7)

DAY 1 OF 4

Ruach

Lembra-se do momento em que estava na rua durante uma violenta tempestade? O vento uivava à volta dos seus ouvidos. Talvez estivesse na sua bicicleta e mal consegue andar para a frente. Talvez estivesse a apanhar um aguaceiro forte e tivesse de ter cuidado com a queda de ramos de árvores.

Experimenta algo do poder nesse momento. Não pode parar o vento. Nem pode fazer muito para o mudar. É melhor agarrar-se bem, caso contrário, será levado pelo vento num instante.

E, lembra-se do momento em que se sentou ao frio da noite? Senta-se no jardim, ou à beira da água, no silêncio. Uma brisa suave envolve-o.

Nesse momento, experimenta algo do refresco, da frescura agradável depois de um dia quente. Um presente de boas-vindas que rodeia-o.

Sente o vento.

Ouve o vento.

Vê o poder do vento.

Repara no efeito do vento.

Mas não sabe de onde vem o vento, pois não?

E para onde sopra o vento? Essa também é uma questão complicada, não acha?

Hoje refletimos sobre uma afirmação feita por Jesus na sua conversa com Nicodemos. Jesus disse que o vento sopra como quer. Ouve-lo, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Há algo de intangível nele. Simplesmente acontece.

Assim como "todo aquele que nasceu do Espírito".

Sente-o.

Ouve-o.

Vê o poder.

Repara no efeito.

Mas é impossível identificar exatamente o que está a acontecer. De onde é que vem? Para onde vai? É um mistério. Insondável para os "não espirituais" (versículo 3).

Este vento - ruach - encontra-se também logo no início da Bíblia. Em hebraico, "ruach" é a palavra para espírito, sopro ou vento. Ali está o Espírito de Deus - Ruach - a pairar sobre as águas. E olha que maravilhosa obra de criação se seguiu.

Onde o vento do Espírito de Deus se move, acontecem as coisas mais belas. Em Atos, por exemplo, lê como as pessoas são capazes de ouvir os apóstolos falarem na sua própria língua. O Espírito derruba barreiras. O Espírito faz com que as pessoas se tornem alguém que antes pensava ser impossível. Deus não conhece fronteiras culturais e linguísticas. O vento do Seu Espírito sopra em todo o lado e onde quer que Ele queira!

Reflita sobre as seguintes questões:

  • O que significam as palavras de Jesus em João 3:8?
  • Mesmo que não consiga ver o vento - Ruach - pode ficar profundamente impressionado com ele. Alguma vez o sentiu?
  • Onde é que o Seu sopro, o Seu vento, o Seu Espírito tocaram a sua vida? Pode partilhar algo sobre isso com alguém hoje?

Ora: "Senhor, o que Tu fazes é muitas vezes esquivo para mim. Mas quando Tu te moves com o Teu Espírito, isso tem tanto impacto. Senhor, age em mim também e dá-me olhos para ver o que estás a fazer. Quero adorar-Te por seres quem és e pelo trabalho maravilhoso que estás a fazer nas pessoas. Em nome de Jesus, Amém."

Day 2