Pensamento estratégico: Planos para a vida, o trabalho e o ministério do Antigo e do Novo TestamentoSample
Dia dois: ingredientes para o pensamento estratégico
O pensamento estratégico requer tanto revelação quanto uma percepção autoconsciente. O Espírito Santo precisa te revelar por que você precisa pensar dessa maneira. Lembre-se do que Jesus disse a Pedro em Mateus 16:17 “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.” Nós precisamos de uma revelação do pensamento estratégico!
O pensamento estratégico é a compreensão e a percepção autoconsciente que dá poder ao que você faz. Uma coisa é fazer algo por acidente; outra coisa é ter uma percepção autoconsciente do que estamos fazendo. A autoconsciência acrescenta poder infinito ao que você faz. Você não é capaz de reproduzir um acidente, mas, quando se torna autoconsciente e compreende os mecanismos e os princípios por trás daquilo, pode recriar intencionalmente o mesmo fenômeno. É por isso que precisamos nos tornar autoconscientes em nosso pensar. O pensamento estratégico é, em última análise, a compreensão, o desejo e a capacidade de organizar e administrar recursos ao longo do tempo e realizar uma tarefa de maneira eficaz.
Tomemos o exemplo de um prisma. Se você segurar o prisma à frente do sol, conseguirá focalizar a luz e iniciar um incêndio. Você pode tomar calor difuso, torná-lo altamente focalizado e multiplicar o poder dele. Deus vê, planeja e aplica todos os Seus recursos com um foco específico, como fez em Cristo. É isso o que Deus quer para a vida e o ministério de todos nós – focar a nossa força vital para poder mover uma coisa específica em uma direção pré-planejada, e isso produz resultados previstos e propositados. Isso é vida e ministério eficazes. Por meio desse foco de energia e recursos, podemos realizar os objetivos que Deus estabeleceu pelo Espírito.
Além de revelação e percepção, precisamos dos ingredientes tempo e relacionamentos chaves. A estratégia requer tempo, e o tempo requer relacionamentos comprometidos que operam com longevidade. São necessárias pessoas aliançadas operando juntas ao longo do tempo para produzir algo duradouro – seja família, igreja, ministério ou uma empresa. O pensamento estratégico começa tendo em mente o fim.
Pensamento do dia: Precisamos adquirir uma percepção autoconsciente dos nossos investimentos de tempo e energia.
Scripture
About this Plan
Deus criou a humanidade para refletir e emular a maneira como Ele pensa, e para seguir o Seu plano. Ele nos chama para produzir frutos duradouros; isso requer intencionalidade e foco. Descubra as chaves para pensar e viver de forma estratégica, e poder administrar melhor os recursos que lhe foram confiados e cumprir os propósitos de Deus em todos os aspectos de sua vida, seu trabalho e seu ministério.
More