Líderes como CristoSample
Líderes como Cristo para cada igreja e setor
O que produz ou destrói um líder cristão? O que distingue os líderes que terminam bem a corrida daqueles que tropeçam antes da linha de chegada?
Estas boas perguntas servem para a reflexão de todo líder cristão, especialmente porque as respostas podem contribuir para definir o resultado da nossa jornada pessoal de liderança.
Tente lembrar-se dos líderes cristãos que abandonaram o ministério em consequência de uma falha moral pessoal. É possível que se lembre de mais do que um.
Porque o fracasso moral parece ser algo peculiar à liderança cristã? Será por falta de formação teológica e prática adequada? Será fruto de uma avaliação incorreta dos jovens pastores ou de uma imaturidade espiritual e emocional? Os culpados são a doutrina frágil ou o discipulado integral inadequado, ou talvez a nossa natureza pecaminosa decaída?
Todas estas razões certamente contribuem para que os nossos líderes espirituais não terminem bem a corrida, mas a questão central envolve uma realidade mais abrangente: temos um inimigo.
Pedro descreve esse inimigo como um leão que ronda, procurando desarmar-nos e devorar-nos (1Pe 5:8). Jesus descreve-o como o pai da mentira (Jo 8:44), cujo objetivo principal é roubar, matar e destruir (Jo 10:10). O seu nome é Satanás, e a guerra que ele trava contra nós envolve as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais (Ef 6:12).
Embora todos os cristãos sejam alvos da guerra travada pelo maligno, alguns são alvos mais evidentes do que outros. Satanás não está muito preocupado com os cristãos que estão no campo de batalha como espectadores passivos. Nenhum inimigo se preocupa com a passividade, pois ela é tão boa quanto a neutralidade, e a neutralidade [nessa guerra] é quase o mesmo que a lealdade [ao inimigo]. Mas assim que os crentes avançam e se envolvem no chamado de Deus para partilhar o evangelho e fazer discípulos, eles tornam-se alvos do ataque de Satanás. Principalmente os líderes espirituais.
Um ditado da cultura japonesa diz: “Prego saliente leva martelada”. Foi assim com Jesus. Logo que Ele Se destacou, Satanás quis destruí-Lo. Durante os primeiros trinta anos da Sua vida, Jesus parece ter vivido em relativa obscuridade. No entanto, assim que saiu dentre a multidão para ser batizado por João no rio Jordão, Jesus tornou-Se alvo de Satanás e dos líderes políticos e religiosos judeus. Imediatamente após o Seu batismo, Satanás tentou neutralizá-lo com as tentações deste mundo.
Jesus saiu da obscuridade diretamente para a mira do inimigo. O crente, da mesma forma, entra na mira do inimigo assim que deixa a sua posição de neutralidade espiritual. Isso é algo particularmente verdadeiro para líderes espirituais.
Em João 16:33, Jesus diz-nos que mesmo diante de muitas provações e tristezas devemos ter coragem porque Ele venceu o mundo.
Reflita sobre isso por um momento.
Jesus Cristo foi o único ser humano a vencer os poderes do mal e a tentação da carne.
Jesus abriu caminho para todos os que O seguem, mostrando que é possível terminar bem e vencer as tentações da carne e do diabo.
Se o nosso desejo é ver a igreja de Jesus Cristo avançar nos nossos dias, se ansiamos ser líderes que terminam bem a corrida, que vencem as tentações da carne e do diabo, então precisamos de dedicação renovada para nos tornarmos líderes como Cristo para cada igreja e setor.
About this Plan
Explore as qualidades de líderes que são imitadores de Cristo, por isso impactam igrejas e vários setores da sociedade. Aprofunde-se em temas como: amor, direção do Espírito e a batalha entre o vício e a virtude. Cresça em liderança e fé à medida que abraça a transformação para ser um líder que reflete Cristo, manifestando humildade, integridade e simplicidade.
More