Enraizados: cultivando sua fé para ter uma vida espiritual frutífera.Sample
4 Fruto
Vamos ao último tema do nosso plano de estudos. Até agora, vimos que nosso coração continua sendo solo e que precisamos estar enraizados em Cristo, absorvendo, suportando, transportando e armazenando o que é bom. No último tema, abordamos que somos únicos, assim como as árvores. Hoje falaremos sobre o propósito de ser árvore: frutificar.
Essa analogia de seres humanos produzindo frutos é comum na Bíblia. Jesus, em Mateus 7, um texto bem conhecido, diz que a árvore boa não produzirá frutos ruins, assim como a árvore ruim não produzirá frutos bons. Outro capítulo famoso que fala sobre o mesmo assunto é João 15:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais, João 15:1,2.
Permita-me frisar algumas coisas importantes. Algo que me chamou a atenção nesses versos é: é possível estar em Cristo sem produzir frutos? Sim! “Todo ramo que, estando em mim!”. Muitas pessoas frequentam igrejas, mas não fazem grandes proezas em prol do evangelho. Talvez você já conheça Cristo, já esteja Nele, mas ainda não produza frutos. Pergunte a si mesmo: estou produzindo frutos para Cristo?
O resultado de não produzir frutos é ser cortado da Videira. A ligação é cortada, ou seja, haverá um momento em que todos os cristãos serão julgados, e aqueles que não produzirem frutos serão cortados. O que acontece com um ramo que é tirado de sua árvore? Ele morre. Portanto, como cristãos, ou produzimos frutos, ou morreremos! Ou seja, o tema que estamos conversando é de vida ou morte!
Em verdade, o verso 5 diz que precisamos produzir muito fruto. Não é pouca coisa. Produzir frutos já é um desafio, mas lembre-se: o verdadeiro cristão está neste mundo em missão. Não podemos ficar de braços cruzados. Precisamos produzir frutos e não poucos, muitos! A vida do cristão é uma vida de atividade.
Mas não para por aí! O verso 8 diz: “Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade”. Como me torno um verdadeiro discípulo? Produzindo frutos. Veja que a produção de frutos está intimamente ligada a ser ou não um discípulo, e lembre-se: são muitos frutos. Aqueles que não produzirem frutos serão cortados.
Pesado, não é? Talvez muitos estejam preocupados. Nossa vida corrida muitas vezes nos impede de trabalhar muito para Cristo. Muitos não conseguem se dedicar à obra de Jesus durante a semana. Lembre-se: uma máquina ou um robô podem dar resultados, mas é preciso haver um organismo vivo para dar frutos. Frutos não são consumidos pelos ramos, mas sim aproveitados por outros.
Como igreja, percebo que não estamos trabalhando tanto. Isso significa que todos estaremos perdidos? E agora? Seremos cortados da Videira? Calma! Precisamos apenas descobrir quais frutos são esses. Será que fruto, para Deus, significa pessoas batizadas? Será que dar fruto para Deus é distribuir livros missionários? Qual é esse fruto? A Bíblia responde em Gálatas 5:22: “O fruto do Espírito é amor.”
Provavelmente você conhece esse verso até de cor, mas talvez não tenha notado um pequeno detalhe. O que diz o começo do verso? “Os frutos do Espírito são...”? Na verdade, não! O texto afirma: “O fruto do Espírito é”, indicando o singular! O fruto do Espírito é amor. Na verdade, os dois pontos deveriam aparecer após a palavra "amor," assim: “O fruto do Espírito é amor:” e, em seguida, viria uma explicação sobre o que é o verdadeiro amor.
As características que aparecem em Gálatas, são as mesmas que aparecem em 1 Coríntios 13:4-8. Esse é o fruto: amor. Lembrem-se: Cristo sempre salientou que devemos amar. Como discípulos, devemos ser conhecidos pelo amor (João 13:35). Eu e você precisamos começar a produzir mais desse fruto: o amor. Por isso, meu convite é: ame mais! Mas não ame apenas as pessoas que estão próximas de você. As pessoas que você já gosta nesta igreja. Ame em primeiro lugar ao nosso Deus. Dedique tempo a Ele em seu dia a dia, mas ame também as pessoas que não conhece. Ame seu vizinho. Ame as pessoas do seu trabalho. Demonstre amor. Todas as pessoas que demonstraram amor neste mundo fizeram diferença e são conhecidas até hoje. Somente amor pode fazer diferença genuína em nossa igreja, em nossa família e em tudo mais.
Volte seu olhar para Cristo agora. Reflita sobre Ele. Ele é a personificação do amor, tanto que foi “plantado” no solo. Ele morreu. Ele ressuscitou. Observe os frutos que Ele gerou ao redor do mundo! Bilhões de pessoas são Seus seguidores, e qual é o motivo? Amor!
Eu realmente espero e oro para que estes quatro dias tenham feito diferença em sua jornada espiritual e que você esteja verdadeiramente enraizado no Senhor! Convido você a me acompanhar em minhas redes sociais, frequentemente compartilho conteúdos destinados a ajudar as pessoas a encontrar um novo sentido para a vida! Siga-me no Instagram .
About this Plan
Descubra o caminho para uma vida espiritual frutífera com nosso plano “Enraizados” de apenas quatro dias! Nele, aprenderemos com Cristo e com a natureza sobre os temas Solo, Raízes, Árvore e Frutos para aprofundar sua conexão com Deus e florescer em sua fé. São quatro dias para criar raízes espirituais mais fortes!
More