YouVersion Logo
Search Icon

Jesus e a Samaritana: Quando Nos Curvamos Diante Da GraçaSample

Jesus e a Samaritana: Quando Nos Curvamos Diante Da Graça

DAY 2 OF 4

Jesus é especialista em cavar nossos corações!

Quem negaria um pedido de água? Bom! A mulher samaritana basicamente negou, ou pelo menos dificultou o acesso à água do poço. Mas antes de pensarmos sobre o pedido de Jesus e a posição da mulher, vamos traçar o seu perfil e tentar entendê-la.

De início, sabemos que ela pertence a um povo de crenças diferentes, então, no mínimo, ela reflete a situação de uma nação humilhada, e precisa de lidar com o seu ressentimento. A sua vida é privada, porém, ao longo do texto (João 4:1-42), vemos que é tumultuosa.

Ela não tem nenhuma doença visível, não aparenta sofrer com filhos. Não está em posição de súplica. Ela está num dia normal dos seus afazeres. Percebemos que ela nunca ouviu falar sobre Jesus. Ela não sabe o que vai acontecer no seu dia e não iniciou a conversa com Jesus. No final, entendemos que ela é complexa, de temperamento difícil, tem um caráter irreverente e parece ter uma intenção de ironia.

Quando Jesus faz esse pedido simples (João 4:7), ela vê uma oportunidade de lembrar Jesus dos limites culturais e religiosos desse pedido (João 4:8). E assim ela o faz: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana” (João 4:9b). Que atitude estranha! Este homem é judeu, e está a falar comigo sozinho, e ainda tem coragem de partilhar comigo um jarro para beber água?

Jesus sabe como nos chamar para uma conversa! Num dia comum dos nossos afazeres, Ele aparece faz pedidos simples, que provocam uma escavação nas nossas mentes e emoções, pois apenas assim, é que nos abriremos e Lhe mostraremos, onde é que estamos feridos e onde podemos ser curados.

O poço escavado está ali na frente de ambos, mas Jesus está, na verdade, a escavar o coração dela. Glória a Deus! Abra-se, deixe Jesus escavar.

Acompanhe esta escavação no próximo devocional!

Fabiano do Ramo

Day 1Day 3

About this Plan

Jesus e a Samaritana: Quando Nos Curvamos Diante Da Graça

Nenhum dos relatos evangélicos é tão repleto de incertezas e, ao mesmo tempo, tão irresistível quanto o relato da mulher samaritana. Neste relato, a fé e a dúvida caminham juntas. Esta história começa de forma simples, sem pretensões, mas ao final entrega tudo. Recomendo uma leitura atenta deste relato no Evangelho de João 4:1-42.

More