YouVersion Logo
Search Icon

Novos Dias, Demônios Antigos: Um Estudo de EliasSample

Novos Dias, Demônios Antigos: Um Estudo de Elias

DAY 1 OF 11

Os Espíritos de Elias, Acabe e Jezabel Estão Ativos Hoje?

Em meio ao sombrio e demoníaco declínio, um homem assumiu o protagonismo da história diante das trevas. Não sabemos nada sobre os pais de Elias, sua criação, educação e quase mais nada. Tudo que sabemos é que ele era de “Tesba, em Gileade”. Tesba, aparentemente, era uma cidade tão pequena e antiga que, até hoje, não sabemos onde ficava. Elias começou como, literalmente, um ninguém de lugar nenhum. Seu nome significa “O Senhor é meu Deus”. Ele era um homem da montanha e tinha essa exata aparência.

Um homem de poucas palavras, ele deixa claro que uma batalha está para acontecer entre o poderoso demônio Baal, adorado pelo rei Acabe, e o Único Verdadeiro Deus. Elias profetiza que não choverá por três anos, até que ele ore e peça a Deus que chova de novo.

Em todo o seu ministério, Elias ficava separado do resto da sociedade, em solitude. Há uma grande diferença entre isolamento e solitude. O isolamento faz mal para nós, porque estamos evitando as pessoas e as circunstâncias para as quais Deus nos chamou, e isso causa um mal-estar em nós porque não é bom que fiquemos sós, como Deus disse. A solitude, no entanto, é quando nos separamos das pessoas por um tempo para que fiquemos presentes com Deus de um jeito mais focado e com menos distrações. É exatamente isso que Elias fazia. Ele não estava sozinho, ele estava sozinho com Deus, que traz clareza, cura e força. Nós lemos muitas vezes nos quatro evangelhos que Jesus “se retirava” das multidões. Lucas 5:16 (NAA) diz: “Jesus, porém, se retirava para lugares solitários e orava”.

Durante esses tempos, Deus sustentava Elias de forma sobrenatural. Como aos israelitas que andaram no deserto por quarenta anos, Deus deu a ele o pão. Apesar disso, eventualmente, a falta de chuva fez com que até o ribeiro do qual Elias bebia secasse e a crise havia atingido a nação sob o julgamento de Deus. Era uma crise completa, porque a nação inteira estava sob julgamento pelo pecado como um lembrete da maldição universal sob a qual todos estavam por causa do pecado. Uma pessoa pode ficar algumas semanas sem comida, mas só alguns dias sem água, especialmente no clima do deserto. Todas as plantas, animais e pessoas começaram a morrer devagar e dolorosamente. Deus é paciente, mas Seu julgamento é certo. Durante todo esse tempo, o rei Acabe não se arrependeu, e então não choveu.

Em alguns momentos em nossa vida, todos vemos nosso rio secar. O negócio que nos pagava vai à falência, a igreja que amávamos acaba, o casamento ao qual nos comprometemos chega ao fim, a cidade onde vivíamos não é mais nossa casa, etc.

Talvez a coisa mais surpreendente sobre Elias é que ele era uma pessoa comum que Deus usou de um jeito fora do comum. Elias não era um super-herói com poderes especiais, mas um mero mortal como o resto de nós. Tiago 5:17 (NAA) diz: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.” Na próxima parte, vamos ver esse milagre acontecer.

Reflexão:

Quando você viu seu rio secar? Como você reagiu e o que você aprende com a reação de Elias quando o rio dele secou?

Day 2

About this Plan

Novos Dias, Demônios Antigos: Um Estudo de Elias

Você já percebeu que o mundo ao seu redor está ficando mais sombrio e o mal parece estar vencendo? A Palavra de Deus é atemporal e oportuna e a história de Elias em 1 e 2 Reis mostra como Deus foi fiel com Seu povo mesmo em meio à destruição demoníaca. A ousadia de Elias vai encorajar você a ficar firme contra o inimigo maior.

More