PACIÊNCIASample
PACIÊNCIA | 1
Mergulhe mais fundo:
Nosso Deus, que é perfeitamente santo, soberano e criador do universo, é lento em irar-se e abundante em amor inabalável. Que verdade preciosa. Se ao menos meditássemos nesta verdade com mais frequência.
A paciência de Deus é a mistura perfeita de Sua lentidão em irar-se e Seu amor inabalável. Acredito que, ao refletir sobre o Salmo 103:8, é importante compreender os versículos circundantes que apoiam a afirmação de Davi.
Leia os seguintes versículos:
9 Ele nem sempre repreenderá, nem ele manterá sua raiva para sempre.
10 Ele não nos trata de acordo com os nossos pecados, nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.
11 Pois assim como os céus estão acima da terra, tão grande é o seu amor inabalável para com aqueles que o temem;
12 tão longe quanto o oriente está do ocidente, até agora ele remove de nós as nossas transgressões.
13 Assim como um pai mostra compaixão pelos filhos, por isso o Senhor tem compaixão daqueles que o temem.
14 Pois ele conhece a nossa estrutura;
Ele lembra que somos pó.
A paciência de Deus é comprovada em Suas ações. O Senhor nem sempre repreenderá. Ele não se apegará à Sua raiva. Seu amor por nós é imensurável, assim como a distância entre nós e nosso pecado quando Ele o tira. Aqueles que O temem recebem Sua compaixão porque Ele se lembra de nossa natureza e de nosso quebrantamento. Criação feita do pó.
Vemos isso na vida de Cristo; Sua raiva nunca é rápida contra os pecadores, mas sim contra aqueles que acreditam que não são - os hipócritas. Ele é paciente com o cobrador de impostos que busca sua presença, paciente com o adúltero aleijado por seu passado, paciente com o pródigo que voltou para casa e, em última análise, é paciente com você.
É assim que você vê Deus?
Quando você peca, você encolhe de medo? Você acredita sutilmente em uma forma de carma cristão, que você receberá o que está vindo para você porque foi rebelde? Você vê o Pai como alguém zangado, desapontado, ressentido e vingativo com você? Essa mentalidade faz com que você queira se afastar Dele em vez de correr para Ele quando cair.
Acredito que essa falsa percepção da visão que Deus tem de você vem diretamente do nosso adversário, o diabo. Ele quer que você esqueça a paciência e o amor inabalável de Deus e se isole na culpa e na vergonha.
O Senhor sabe que caímos e, por causa disso, Ele escolheu enviar Cristo ao mundo para ter compaixão de nossa natureza e realizar o que nunca poderíamos. Agora, quando pecamos, Deus olha para nós e nos vê como limpos, tendo sido purificados pelo sangue expiatório de Cristo.
Nosso pecado foi tão separado de nós que não está mais em cena. Deus não fica desapontado conosco desde que primeiro O tenhamos temido. Nem todos conseguem experimentar este gracioso dom da compaixão, apenas aqueles que primeiro O temem.
Dito tudo isso, não estamos dizendo que Deus não irá discipliná-lo quando você pecar, especialmente quando você estiver em um ciclo de pecados repetidos. Às vezes, ele tira coisas para controlá-lo quando você segue um caminho de repetidas idolatrias e distrações. Mas o que é importante lembrar é que Deus é lento em irar-se. Ele nem sempre repreenderá; Ele nem sempre ficará com raiva.
Às vezes, Deus suporta nossa desobediência por um tempo para nos permitir uma oportunidade de voltar sem que Ele tenha que intervir. Porque às vezes a Sua intervenção pode ser dolorosa. Mas Sua disciplina é perfeita, feita por Sua compaixão inabalável, como um pai que disciplina Seu filho.
Deus deseja que nos acheguemos a Ele com verdadeiro arrependimento quando pecamos, não permitindo que o medo nos impeça de nos aproximarmos Dele e então ficarmos presos em um ciclo de pecado. O Senhor é paciente, firme no amor e na misericórdia. Corra para Ele.
Scripture
About this Plan
"O Senhor é misericordioso e piedoso, lento em irar-se e abundante em amor inabalável." Salmo 103:8
More