Ele Vai Aperfeiçoar Todas as CoisasSample
As ações de Deus ao longo da história dão-nos esperança
Deus demonstrou repetidamente a Sua disposição de restaurar os efeitos do pecado e de consertar as coisas (pelo menos se o Seu povo Lhe obedecesse). O facto de Deus repetidamente entrar na história para trazer as coisas de volta à justiça, pelo menos até certo ponto, é muito encorajador. Se Ele está disposto a fazer isso, aumenta a nossa confiança de que Ele terminará o que começou. Em Filipenses 1:6, a Palavra diz-nos que Ele terminará o que começou em nós como indivíduos. Então, certamente Ele alcançará os Seus grandes objetivos globais, terminando com um lugar perfeito para viver chamado céu, certo? Satanás (o diabo, ou Lúcifer) ao longo da história tem tentado frustrar os planos de Deus para nos redimir. Por Deus ter entrado na história como homem, tornando-Se pecado em nosso lugar, levando esse pecado para a cruz, morrendo em nosso lugar e depois ressuscitado dos mortos no terceiro dia, os planos de Satanás estão fadados ao fracasso final!
O amor de Deus pelas pessoas que Ele criou para Si mesmo é evidente na Sua misericórdia demonstrada aos patriarcas do Antigo Testamento, e vemos a Sua história continuar à medida que é tecida através dos tempos. Através do Seu povo, Ele demonstrou quem Ele era, e nada impediria o Seu plano para a linhagem divina que nos traria Jesus Cristo. Ele fez isso no Egito, e quando os israelitas cresceram ao ponto de se tornarem uma nação, Ele criou um plano para libertá-los do Egito (Êxodo 3-13). Foi incrível! Foram precisos muitos milagres que fizeram os egípcios quererem a saída de Israel. Então, quando o exército egípcio estava em perseguição e Israel estava preso (o Mar Vermelho na frente e o Exército atrás deles), Deus dividiu o Mar Vermelho para que Israel pudesse caminhar em terra seca, mas o exército egípcio afogou-se (Êxodo 14).
Mais tarde, quando Israel entrou na Terra Prometida, por outro milagre de parar o rio Jordão para que Israel pudesse atravessar novamente em terra seca (Josué 3 e 4), Deus deu a terra a Israel. Depois que Josué morreu, eles abandonaram a Deus para se servirem a si mesmos e aos deuses pagãos novamente, mas Deus libertou Israel repetidas vezes por meio de vários juízes. As mulheres não eram muito valorizadas em muitas culturas antigas, mas Deus fez coisas incríveis através delas. Israel foi libertado do exército cananeu sob a liderança de Débora (Juízes 4), e o líder do exército inimigo foi morto por outra mulher, Jael.
Então, em Juízes 6-8, Israel foi liberto de um enorme exército midianita (300 israelitas sob o comando de Gideão derrotaram 135 000 midianitas). Não havia hipótese para isso acontecer sem Deus! No 1.º livro Samuel 17, Deus libertou Israel dos filisteus e do seu líder gigante, Golias. Esses tipos de eventos milagrosos continuaram ao longo da história de Israel - e somente depois que o Seu povo se arrependeu e voltou para Ele. No 2.º livro de Crónicas 7:14, Deus disse: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
Depois que Israel foi banido para a Babilónia por causa do seu pecado, Deus ainda desejou o bem deles e disse em Jeremias 29:11-14: “ Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei...”
Estes e muitos outros acontecimentos como estes, demonstram que Deus é fiel, criativo e determinado a realizar os planos que prometeu. Saber que Deus está ativo na história e sempre tem os olhos sobre nós dá-nos a confiança de que Ele realmente consertará todas as coisas.
Reflexão: Como é que a intervenção contínua de Deus na história humana o encoraja para o futuro?
About this Plan
Com o caos parecendo governar todo o mundo: guerras, perseguições, escassez, fome, etc; precisamos de saber se vamos sobreviver nesta vida e se Deus Se importa. A conclusão esmagadora é: “Sim, Deus consertará todas as coisas!” Caminhe connosco pelas passagens das escrituras que nos incentivam a erguer os olhos e a nos regozijarmos na Sua soberania sobre todas as coisas.
More