Explorando o Livro de Atos: A comunidade missionalSample
Dificuldades iniciais
O rápido crescimento da comunidade cristã em Jerusalém trouxe consigo novos desafios. A igreja estava empenhada em cuidar dos necessitados entre eles, mas com o crescimento, ficou difícil lidar com aspectos práticos da distribuição. Instalou-se um padrão de distribuição de alimentos que prejudicava as viúvas helenistas (da diáspora judaica). Não demorou para que as queixas sobre distribuições injustas chegassem aos ouvidos dos apóstolos. Os Doze abordaram o problema prontamente, criando uma estrutura organizacional para garantir que ninguém fosse esquecido. A nova estrutura permitiu aos apóstolos manter o seu compromisso com a oração e o evangelismo, ao mesmo tempo que protegia a unidade e a integridade da igreja.
Leia Atos 6.1-7 e reflita:
- Por que as viúvas helenistas foram negligenciadas na distribuição diária de alimentos?
- Embora provavelmente não tenha sido intencional, uma parte da comunidade em Jerusalém foi negligenciada por causa de diferenças culturais ou linguísticas e por uma tendência de favorecer os “de casa”. Em que situações podemos observar a forma como preconceitos (contrários à fé cristã) impactam a igreja?
- Qual foi a proposta dos apóstolos? Como a solução apresentada por eles foi capaz de proteger a unidade e a missão da igreja?
- Os líderes devem estar empenhados em lidar com conflitos entre grupos que tenham origem em diferenças linguísticas, de casta, de classe, étnicas ou tribais, mantendo ao mesmo tempo o compromisso com a missão. Na sua experiência, até que ponto os líderes cristãos lidam bem com esses conflitos? Como comprometer-se tanto com o evangelismo quanto com o cuidado com a comunidade?
Scripture
About this Plan
Explore o Livro de Atos em um plano de 6 dias e descubra como a vida comunitária da igreja primitiva, movida pelo Espírito Santo, é consistente com a sua missão. Experimente a integração entre o “ser” e o “agir” em fé, e aprenda com os exemplos de comunhão e de “unidade na diversidade” para vivenciar hoje uma jornada cristã mais rica e integrada.
More