YouVersion Logo
Search Icon

BibleProject | O amor de Deus pela JustiçaSample

BibleProject | O amor de Deus pela Justiça

DAY 3 OF 4

Dia 3: Justiça e o Reino

Neste vídeo, identificamos as origens da palavra "evangelho" e como ela conecta a história do Antigo Testamento à história de Jesus e do seu anúncio do Reino de Deus: o evangelho como a declaração de um novo tipo de rei que vem para iniciar o reino de Deus na terra. Jesus trouxe o governo e o reinado de Deus ao mundo de uma maneira invertida.

Jesus convida pessoas a se juntarem ao seu Reino de cabeça para baixo. É um Reino onde o “primeiro será o último”, onde você “ama seus inimigos” e onde você “perde sua vida para encontrá-la”.

A resposta de Deus ao legado de injustiça da humanidade é nos dar um presente: a vida Jesus. Ele viveu com retidão e justiça, e ainda assim morreu em lugar dos culpados. Mas então Deus declarou que Jesus era o justo quando o ressuscitou dos mortos. E agora Jesus oferece sua vida aos culpados, para que eles também possam ser declarados justos diante de Deus - não por nada que tenham feito, mas por causa do que Jesus fez por eles.

Os primeiros seguidores de Jesus vivenciaram essa justiça de Deus, não apenas como um novo status, mas como um poder que mudou suas vidas e os fez agir de formas surpreendentes. Se Deus declara que alguém é justo quando essa pessoa não merece, a única reação razoável é buscar a retidão e a justiça em favor de outros!

Durante seu tempo na terra, Jesus dirigiu-se especificamente aos pobres e os que sofriam, e ele confrontou os efeitos do pecado e da injustiça em suas vidas. E os seguidores Jesus hoje, agora cidadãos desse reino invertido, são convidados a fazer o mesmo.

Como discutido no primeiro dia desse plano de leitura, a justiça restaurativa é parte do que Jesus quis dizer quando disse: "Ame ao próximo como a ti mesmo". A justiça restaurativa envolve defender os vulneráveis, defender aqueles que são deixados de lado na sociedade, ser uma voz para aqueles que não têm voz. Significa mudar as estruturas sociais para evitar a injustiça. Esse tipo de justiça vê todas as pessoas como portadores da imagem de Deus, e trabalha para restaurar o que aqueles que foram maltratados perderam.

Depois de assistir ao vídeo, reflita sobre essas perguntas:
1. Tire um momento para refletir sobre a ordem de Jesus para "Amar o próximo como a si mesmo".
2. Quais “próximos” você acha difícil amar?
3. Passe alguns momentos pedindo a Deus que te ajude a amar o seu próximo, por mais difícil que seja, da maneira como Deus te ama.

Day 2Day 4