No Princípio: Um Estudo em Gênesis 27-36Sample
Como Deus Pode Reunir Uma Família Quebrada?
Agora, como um novo homem, abençoado por Deus e com fé, Jacó/Israel não ficava mais atrás de sua caravana se escondendo de seu irmão Esaú. Ao contrário, ele literalmente se pôs na linha de frente, sem saber se os 400 homens que vinham com seu irmão eram uma comitiva de boas-vindas ou um exército com sede de sangue. De qualquer forma, Jacó/Israel tinha tanta fé de que Deus o protegeria que se colocou em posição de risco pela primeira vez na vida. Porque ele amava Raquel e seu filho mais novo José, Jacó/Israel os manteve na retaguarda para protegê-los do possível perigo.
O reencontro entre Jacó/Israel e seu irmão Esaú, depois de 20 longos anos separados, é um belo retrato de perdão, pois Esaú recebeu seu irmão com amor e perdão e o recebeu em sua casa. Jacó abençoou seu irmão com presentes generosos, os quais ele atribuiu à provisão de Deus. Esaú, no entanto, não precisava dos presentes, pois também havia se tornado muito rico, fato que ele não atribuiu a Deus, como Jacó/Israel. Obviamente, Deus foi muito bem sucedido na missão de mudar os corações de ambos os irmãos.
Por causa dos seus muitos animais e filhos pequenos, Jacó/Israel demorou um pouco mais para chegar em casa. Esaú ofereceu deixar alguns homens para proteger a família de Jacó mas, pela fé, ele recusou, dizendo que Deus o protegeria.
Nesta cena, vemos o começo da reconciliação do que vinha sendo uma família quebrada e de dois irmãos que estiveram em guerra durante toda a vida. Esta cena deveria nos dar a esperança de que é possível ver uma família destruída sendo curada, mesmo depois de décadas de dor e distância.
Jacó então adorou a Deus construindo um altar em Siquém. Esse também foi o lugar onde Abraão foi visitado por Deus pela primeira vez e construiu seu próprio altar em Gênesis 12:6-7. Gênesis 33 fecha com o incrível retrato do transformado Jacó adorando ao Deus que não era mais só de Abraão e Isaque, mas também Deus de Jacó. E assim como o fluxo literário da história de seu avô Abraão, a história de Jacó/Israel parece ter tido seu momento alto, pois agora ele está mais velho, abençoado por Deus e pronto para descansar em paz. No entanto, a presença dele em Siquém é uma pista sinistra do que nos aguarda no próximo capítulo, porque ele deveria continuar para Betel.
Reflexão:
Observando esta história e os capítulos que a precedem, o que vem à sua mente com relação à sua família, irmãos e problemas familiares?
Scripture
About this Plan
Neste plano de 9 dias, você estudará Gênesis do capítulo 27 ao 36, focando na fidelidade de Deus para com famílias pecadoras. Você verá como Deus age através delas para Sua glória. Esperamos que você aprenda a importância de uma boa estrutura familiar, que esperar pela vontade de Deus é melhor e que a bênção de Deus é vital para que sua vida floresça.
More