YouVersion Logo
Search Icon

Somente JesusSample

Somente Jesus

DAY 5 OF 9

Somente Jesus — Cumpridor de vida

O significado de realização é encontrar felicidade, satisfação ou uma sensação de conclusão.

Para nós, seguidores de Cristo, é um pouco diferente. Nossas vidas podem estar ocupadas conosco em dez coisas diferentes ou podemos estar em uma faixa lenta onde cada dia não parece passar rápido o suficiente. De qualquer forma, se nós, seguidores de Cristo, tivéssemos encontrado nosso propósito dado por Deus, nossas vidas seriam infinitamente cumpridas. Sem Jesus, nossas vidas não significariam nada, não teriam impacto e não se realizariam.

Nas passagens de hoje vemos Jesus se comparando a três imagens comuns com as quais todos nós podemos nos relacionar.

Ele diz em João 6 que ele é o Pão da Vida e que quem quer que fosse até ele nunca mais teria fome ou sede. Jesus, usando a analogia do pão, nos pede que o façamos nossa "primeira necessidade". Por mais importante que o pão seja para nossos lares, também Jesus é vital para nossa própria existência. Ao aceitá-lo como nosso Senhor e Salvador, recebemos o dom da vida eterna. Embora a eternidade seja nosso destino garantido, precisamos de Jesus em nosso cotidiano para nos ajudar a viver alegremente e propositalmente. Como somos intencionais em caminhar todos os dias com Jesus. Será que reservamos tempo para o momento a sós com Ele, será que priorizamos a oração e a adoração em nossas agendas? Jesus é sua primeira necessidade ou seu plano B?

Em João 10 versículo 10, Jesus diz que embora o inimigo tenha vindo para roubar, matar e destruir, Ele veio para nos dar vida abundante. O imaginário que Jesus usa é o de ovelhas. Ele se compara ao Portal das ovelhas e do Bom Pastor enquanto nós somos as ovelhas. As ovelhas são animais altamente sociais que precisam uns dos outros no rebanho para a segurança, alimentação e nutrição. Jesus está basicamente dizendo que para vivenciar o pasto que é um quadro de abundância, devemos estar em uma comunidade centrada em Cristo. A palavra abundância na Bíblia é usada principalmente com referência a Deus e Seu amor abundante, fidelidade e bondade. Ela mostra que a abundância está ligada à generosidade, como visto em 2 Coríntios 9, onde Paulo fala de semear abundantemente para colher abundantemente. Esta abundância para nós como cristãos é experimentada no contexto da comunidade onde abençoamos os outros com o que temos sido abençoados. Se retivermos desnecessariamente, não experimentaremos este transbordamento. Se formos calculistas na forma como abençoamos os outros, não teremos em excesso. Se evitarmos a comunidade a todo custo, não teremos a oportunidade de compartilhar nossa abundância, então nos tornamos autoindulgentes e com foco interno.

Em João 15 versículo 4, Jesus se compara a uma videira, seu pai ao agricultor e nós aos ramos. Ele fala no versículo 2 de como cada ramo frutífero deve ser podado a fim de ser mais frutífero. Isto indica, portanto, que para ser frutífero em nossas vidas como cristãos é obrigatório experimentar a poda periódica. Enquanto a poda fere a planta, ela é vital para a saúde e o crescimento da planta. Da mesma forma em nossas vidas, Deus nos leva pelas fases da poda para que sejamos transformados gradualmente a Sua semelhança e produzamos frutos. É a prova do imenso amor de Deus por nós. Ele nos ama demais para nos deixar do jeito que éramos. O interessante é que nossa Fertilidade raramente é experimentada por nós, uma vez que geralmente estamos em dificuldades ou contratempos relacionados à poda, mas é sentida e observada por aqueles que nos rodeiam. Eles veem traços como bondade, autocontrole e resistência paciente se desenvolverem e sentem algo diferente em nós.

Oração:

Querido Senhor, agradeço-Te por seres um pai amoroso para mim. Oro para que eu caminhe ao seu lado todos os dias, viva generosamente e esteja disposto a mudar à medida que você me transforma em sua semelhança. Em nome de Jesus, amém.

Day 4Day 6