#JESUS2023 - Devocionais DiáriasSample

Dia 11 - A Páscoa de Jesus
Estava, pois, perto da festa dos pães ázimos, chamada Páscoa, Lucas 22:1.
A celebração da Páscoa foi instituída como um memorial da Aliança de Deus com seu povo. Ela marcava uma celebração do Livramento provido por Deus aos Filhos de Israel. Uma libertação – não por mérito, ou conquista – da ESCRAVIDÃO DO EGITO, e do JUGO DA ESCRAVIDÃO do Pecado.
O Egito para o povo de Deus tipifica um governo deste mundo. Eles cresceram debaixo dessa forma de pensar, enxergavam a vida por meio dessas lentes e viam que a realidade egípcia (através do governo opressor de Faraó) os conduziria para uma vida de Escravidão e Opressão. A verdade é: muitas vezes, é assim que nos vemos. Vivemos em um mundo que jaz no maligno, (1João 5:19), e que incessantemente tenta cegar o nosso entendimento (2Coríntios 4:4). Diante desse cenário nossa esperança parece distante, nosso clamor e tristeza parecem não serem ouvidos. Precisamos mudar nossa forma de viver, mas como fazer isso? Há somente uma resposta: o Cordeiro.
Na Páscoa do Êxodo, Deus instrui o povo: sentem ao redor da mesa, repartam o pão uns com os outros, imolem um cordeiro sem mácula e o seu sangue será por propiciação pelo pecado. O sangue será uma marca, que guardará vocês da Ira. E lhes será por sinal da Grande Libertação do Egito. QUE MENSAGEM GLORIOSA! Essa mensagem tão pedagógica era um sinal da libertação ainda maior que estava por vir: o verdadeiro Cordeiro reuniria todos ao redor da mesa e, por meio do seu sangue, os libertaria da escravidão do opressor deste século e do jugo do pecado.
Foi durante a celebração da Páscoa judaica que o nosso Senhor Jesus Cristo marcou uma Ceia com seus amigos, para que por meio da história e dos sinais da Aliança de Deus, testificasse da libertação que estava para acontecer. O Deus de Aliança mais uma vez ordenou: o Cordeiro será morto! Comam, celebrem, seja por marco eterno da libertação de vocês. Ali Jesus revelou o cenário completo: a Páscoa do Messias é nossa Boa Nova.
Seu sangue foi derramado, a Ira foi saciada e agora, na mesa, continuamos testemunhando quão fiel nosso Pai é.
Aplicação:
Tire um tempo para agradecer pela Ceia do Senhor e pelo sacrifício do Nosso Messias. Deixe essa mensagem de tão grande libertação te inundar nesse dia. Pois contaremos com grande júbilo que fiel é o nosso Libertador. Essa é a esperança proclamada pelo Evangelho.
“Senhor, hoje me coloco diante de Ti com meu coração grato. Pois eu era escravo e fui liberto; eu não merecia, mas fui comprado; Por Teu Sangue derramado a minha dívida foi paga. O Senhor significou a mesa e hoje tenho comunhão Contigo. Que eu traga a memória, o Cordeiro que me libertou e reparta desse amor com meus irmãos em comunhão. Amém.”
About this Plan

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.
More