Cristianismo na universidadeSample
Ciência e religião: modelo de interação
No ambiente acadêmico, no qual predomina o espírito científico, como se desenvolve a relação entre ciência e cristianismo?
O modelo mais aceitável na relação entre ciência e religião é o do complementarismo. Esse modelo entende que as diferentes percepções da ciência e do cristianismo aplicam-se ao mesmo mundo, e com frequência aos mesmos eventos. A propriedade e a relevância de cada uma dessas percepções dependerão da pergunta que se faz, do contexto e da necessidade. Assim, determinada resposta, numa certa altura, poderá ser mais apropriada que outra. A natureza é vista nesse modelo como a revelação geral de Deus, e a Bíblia, como a revelação especial. A realidade é composta de níveis diferentes, e cada um deles requer um modo diferente de explicação. Essas descrições se complementam e proporcionam uma percepção mais profunda do mundo.
Por causa dos fatores que mencionarei a seguir, entendo que o modelo complementarista é o mais adequado e correto para uma universidade confessional. Primeiro, porque não podemos deixar a questão da religião e da fé, e especialmente do cristianismo, do lado de fora da academia. Segundo, pela relação histórica entre cristianismo e ciência moderna. E, por último, pelo fato de que nenhuma abordagem isolada pode responder de forma completa às questões que, em geral, são feitas pelos seres humanos. Assim, por todos esses fatores, entendo que o modelo complementarista é o mais adequado para explicar a interação entre ciência e religião.
Scripture
About this Plan
A universidade representa um grande desafio para a fé dos jovens cristãos. Dominada por uma visão de mundo ateísta, a academia não só confronta aquilo que o cristão aprendeu no lar e na igreja, mas também cria um ambiente hostil para os que professam sua fé em Cristo. Neste plano de leitura, você entenderá melhor sua fé à luz dos desafios que encontrará no ambiente universitário.
More