Eles Escolheram DeusSample
Depois do sonho que teve em Betel, Jacó continuou sua jornada. Ele chegou a um poço que havia sido tampado para organizar a distribuição de água aos rebanhos da vizinhança. Ao falar com os pastores Jacó descobriu que eles conheciam seu tio, Labão, e que a filha dele vinha àquele mesmo poço com suas ovelhas. Jacó reconheceu a providência de Deus quando Raquel, a filha do irmão de sua mãe, chegou ao mesmo poço.
Deus estava trabalhando poderosamente na vida de Jacó. Raquel chegou com suas ovelhas, e Jacó removeu a pedra que cobria o poço para que os animais pudessem beber. A benção de Deus na vida de Jacó o levou a grandes atos de serviço aos outros. Ele tinha confiança na direção de Deus e permitiu que essa direção o levasse a abençoar aqueles ao seu redor.
Enquanto permaneceu na casa de Labão, Jacó se apaixonou por Raquel. Ele trabalhou para Labão durante sete anos para poder casar-se com ela. No entanto, quando chegou o tempo de Raquel ser dada a Jacó, o enganador foi enganado. Labão deu Lia, sua filha mais velha, em vez de Raquel. Embora tenha podido se casar com Raquel logo depois, Jacó teve que trabalhar outros sete anos pela segunda esposa.
Jacó colheu o que havia semeado. Ele havia enganado seu pai e irmão, e agora ele havia sido enganado. Jacó não era o primogênito, no entanto, ele roubou a bênção do primogênito. Labão enganou Jacó dando-lhe sua primogênita. As semelhanças não são uma coincidência: a desonestidade de Labão foi usada por Deus para disciplinar Jacó por seu pecado.
Deus ainda trabalhava poderosamente na vida de Jacó. Assim como o encontro no poço foi uma benção, também foi a disciplina. Em vez de deixar Jacó com o seu pecado, Deus interveio e o disciplinou para remover o pecado da sua vida. A disciplina que Jacó recebeu não invalidou a promessa de Deus; ela a fortaleceu. Para que Jacó recebesse as bênçãos da promessa ele também teve que ser disciplinado como um filho de Deus.
As bençãos de Deus em nossas vidas têm duas faces: encontros divinos e disciplina divina. Quando Deus mostra nosso pecado e permite o arrependimento, somos abençoadas. Embora nem sempre seja prazerosa e confortável, a disciplina de Deus é um presente. Que possamos continuar semeando no Espírito e aceitando a disciplina do nosso amoroso Pai Celestial, enquanto colhemos para o Seu reino.
About this Plan
Este estudo bíblico foca nas vidas de Jacó e José, mostrando a fidelidade de Deus com o Seu povo escolhido por meio da promessa, da bênção, da disciplina, do sofrimento, da perseguição, da fome, testes, reconciliação e restauração. Podemos aprender a amar a Deus grandemente ao estudar Seu caráter cumpridor de promessas. Neste estudo, veremos o que significa andar em obediência, e a fidelidade de Deus para disciplinar Seu povo.
More