Perdoar é a missão de DeusSample
Jesus sai em busca de pecadores
Jesus entra em Jericó. Caminha pela cidade. De repente, no meio de toda aquela multidão, levanta os olhos e vê a escória da sociedade judaica em cima de uma árvore. É Zaqueu, o publicano — um judeu que recolhia impostos para os dominadores romanos e, de quebra, embolsava boa parte do dinheiro. Traidor, ladrão, estelionatário. Seria vergonhoso para qualquer um dirigir a palavra àquele... pecador.
Mas Jesus enxerga uma oportunidade. Vira-se em direção à figueira brava e fala de maneira que todos na multidão possam ouvir: Ele chama Zaqueu e se convida para ir à casa dele. Imagine o disse-me-disse que isso não gerou! O Mestre faz exatamente o oposto do que os legalistas costumam fazer: ele não se afasta; aproxima-se. Zaqueu fica feliz. Enfim um judeu que não o trata como lixo, que não o vê por seus pecados.
O relato de Lucas mostra que o publicano é tão tocado por aquele gesto da graça de Deus que faz um compromisso. Ele promete dar parte de seus bens aos pobres e devolver o que roubou com juros. Imagino Jesus dando um sorriso ao dizer que houve salvação naquela casa! Valeu a pena ouvir a murmuração do povo. Valeu a pena pôr em risco sua reputação para estar com o pecador. Valeria a pena qualquer coisa: um pecador tinha se arrependido. Festa entre os anjos!
Note a sequência de eventos: Jesus o chama, o pecador se arrepende de suas transgressões, toma a decisão de não mais praticá-las e recebe a salvação. É isso o que Jesus faz conosco. O propósito da encarnação do Cordeiro de Deus se cumpriu mais uma vez.
Se você pecou, não se considere indigno. Jesus quer ir à sua casa e cear com você. Ou, se você murmura quando algum conhecido pecou, lembre-se que o propósito de Cristo é conceder perdão àquela vida. Nessa hora, seja um braço que apoia, e não uma boca que murmura. Assim você estará se aliando a Jesus no cumprimento de sua missão. Aliado ou sabotador, o que vai ser?
Scripture
About this Plan
Pecado é algo abominável, desagrada o Santíssimo e deve ser evitado. Mas bastou uma única cruz ao longo da história para que ninguém mais precise ser crucificado. A cruz de Cristo mostra o grande amor de Deus por nós. Ele veio ao mundo para curar os doentes e trazer a paz com Deus. Jesus veio para nos dar perdão e nos mostrar como perdoar.
More