SemelhançaSample
Movidos: a força que me tira da inércia
Nos primeiros dias dessa jornada, focamos em algumas práticas ou disciplinas espirituais que precisamos praticar, a fim de nos tornarmos mais semelhantes a Jesus: pensar, orar e contemplar. Daqui em diante, focaremos no que o Espírito Santo faz em nós, a fim de nos levar a crescer nessa semelhança com Cristo.
A primeira ideia que vemos nesse sentido, ainda na oração de Paulo em Efésios 3:14-21, é que o Espírito Santo age com poder em nosso interior (v. 16). Esse poder é a força motriz que desperta o movimento de Deus em nossas vidas.
A inércia é o estado natural em que nos encontramos antes dessa ação do Espírito Santo em nosso interior. As coisas tendem a seguir como estão, estagnadas ou num movimento constante, não necessariamente na direção de uma vida mais parecida com Jesus.
No entanto, quando essa força, esse poder do Espírito age em nós, um novo movimento começa. A palavra grega que Paulo usa é dunamis, que nos remete, em português, à dinamite, explosão, algo extremamente poderoso e capaz de gerar grande impacto. Assim é o poder do Espírito agindo em nosso interior!
Frequentemente associamos o poder de Deus apenas aos sinais e milagres externos, que certamente acompanham (ou devem acompanhar) a vida dos discípulos de Jesus, como ele mesmo disse que seria (Marcos 16:17-18). O que precisamos resgatar é nosso desejo de ver esse mesmo poder agindo também em nosso interior, a fim de nos mover na direção de nos tornarmos quem fomos criados para ser: imagem e semelhança do Criador.
Para meditar e orar
- Você sente sua vida espiritual estagnada? O que precisa acontecer para que você saia dessa inércia?
- Peça a Deus por uma ação poderosa do Espírito Santo no íntimo do seu ser, a fim de movê-lo na direção de uma vida cada vez mais semelhante a Jesus.
About this Plan
Ao criar você, Deus o fez à imagem e semelhança dele. O pecado desfigurou essa imagem, mas Jesus veio para restaurar em nós a semelhança com o Criador. Este plano de 7 dias foi criado para inspirar você e sua comunidade a aceitarem o convite do Espírito Santo para serem como Jesus é e fazerem o que Jesus fez.
More