Devocional para CasaisSample
O aguilhão que me faz agir
"Consolai-vos […] uns aos outros e edificai-vos reciprocamente…" – 1 TESSALONICENSES 5:11
Que ironia saber que eu (David) resistia ao encorajamento em vez de aceitá-lo com alegria – aliás, sentia-me ofendido em vez de recebê-lo com entusiasmo. Um exemplo clássico dessa fraqueza está em minha resistência ao encorajamento de Teresa quanto à minha mania de dirigir o carro em alta velocidade. Ela vem tentando há anos todos os métodos imagináveis – alguns mais cristãos que outros. Nenhum teve efeito positivo. Na verdade, todos resultaram em conflito entre nós.
Quando Teresa me “encorajava” a reduzir a velocidade, eu racionalizava minhas reações com justificativas intermináveis, como: “Não preciso que alguém me ensine a dirigir” ou “Se for multado, tenho dinheiro para pagar” ou “Se o valor do seguro aumentar, é aí que vou gastar nosso dinheiro”. Em retrospecto, aquelas respostas eram muito semelhantes a falar e pensar como um menino (1 CORÍNTIOS 13:11).
Deus costuma chamar minha atenção por meio de Sua Palavra. Adoro estudar a Bíblia – muito mais que obedecer a ela, claro! Ao longo dos anos, tenho sentido Deus guiar minha vida por meio da Palavra, às vezes de forma humorística. Lembro-me de ter lecionado a uma classe sobre o livro de Atos quando li a passagem na qual o Senhor disse a Saulo: “Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!” (ATOS 26:4 NVI).
Durante uma boa pesquisa sobre o texto, usado como ilustração para treinamento de animais criados em fazenda (aguilhão é uma ponta de ferro usada para espetar bois ou outros animais de carga), o Senhor falou-me de algo mais relevante à minha vida: “Dei encorajamento a você por meio de Teresa sobre seu modo de dirigir – para o seu bem. Por que resiste a ele?”.
Reconheci, então, o papel de Teresa em minha vida como “aguilhão do Senhor”. Mudanças começaram a ocorrer, principalmente quando estou atrás do volante.
Deus, ajuda-me a encorajar meu cônjuge e, acima de tudo, a aceitar seu encorajamento.
Em que áreas seu cônjuge tenta lhe “encorajar”, e você só se justifica?
Scripture
About this Plan
Você é casado. As coisas estão bem… ou, nem tanto… Vocês já estão casados há alguns meses ou anos. Sabem que a intimidade entre vocês poderia ser melhor e que os problemas que enfrentam no casamento têm a ver com a forma como se relacionam. Porém, como podem mudar isso? Este plano ajudará os cônjuges a dar e receber amor de forma inteiramente nova.
More