Imago DeiSample
VESTÍGIOS DE DEUS EM NÓS
Lieza Carpeggiani
Deus fez tudo bom, perfeito e belo para refletir a sua glória. A natureza manifesta Seus atributos. Por Sua bondade, o Senhor repartiu uma porção de Sua criatividade conosco. Não somos capazes de recriar o sol, nem as maravilhas da natureza e do universo, mas somos capazes de representar sua beleza através da arte. O Criador colocou isso em nós. A criatividade artística é capaz de refletir vestígios de Deus. A arte tem a propriedade de tocar nossas emoções, acordar nossa imaginação, nos surpreender com a beleza e encher nossa alma com os traços e marcas deixadas por Deus.
'Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de
Deus os criou; homem e mulher os criou. '
Gênesis 1:27 NVT
Sermos criativos faz parte da imagem de Deus em nós. A arte tem como fonte a criatividade que o Senhor repartiu apenas com o ser humano. Nenhum outro ser tem a capacidade criativa para imaginar e criar arte e beleza. Nunca seremos surpreendidos pelo nosso pet pintando quadros, porque somente o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Essa graça criativa fez, por exemplo, Rembrant pintar a tela “O Filho Pródigo” e em uma cena relatar a parábola de Jesus. Nenhum animal é capaz de construir instrumentos musicais como fez o rei Davi, ou tem habilidade para compor uma sinfonia para orquestra e coral, como fez George Haendel ao criar sua obra “O Messias”. A própria Bíblia é arte literária que fala sobre Deus e por Ele foi inspirada.
“Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
João 1:3 NAA
Em tudo o que fizermos, podemos escolher usar a criatividade para a glória de Deus. Quando o Templo de Jerusalém foi construído, participaram da obra os especialistas, ou dependendo da tradução, peritos, trabalhadores habilidosos ou artífices sábios.
'Além disso, você tem um grande número de trabalhadores: cortadores de
pedras, pedreiros, carpinteiros e peritos em todo tipo de trabalho '
1Crônicas 22:15 NAA
Como ninguém nasce pronto, a gente vai se capacitando ao longo da vida, aprimorando e multiplicando habilidades, como Jesus ensinou na Parábola dos Talentos (Mt 25:20). Hoje somos colaboradores na obra de edificação da Igreja de Cristo, com os talentos distribuídos a cada um. Mas não façamos isso de qualquer jeito. Pelo contrário, sejamos peritos como os artífices chamados para construir o Templo, aperfeiçoando as habilidades que o Senhor tem nos dado para Sua glória.
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”
Colossenses 3:23-24 NAA
About this Plan
Se a criação revela a Glória de Deus, a vida e as obras realizadas pelos filhos de Deus devem cumprir esta mesma missão. É sobre isso que Lieza Carpegiane reflete neste primeiro plano de leitura da série IMAGO DEI. Boa leitura!
More