BibleProject | Reino Invertido - parte 1: LucasSample
Lucas conta que Jesus começa a anunciar o Reino de Deus às cidades e aos vilarejos. Porém, em vez de viajar com uma comitiva real como faziam os reis, Jesus viaja com o seu grupo de doze pessoas de diferentes origens, além de algumas mulheres que ele curou e libertou. E os companheiros de Jesus não estão só passeando: são verdadeiros participantes. Aqueles que receberam as boas-novas, a liberdade e a cura de Jesus são os mesmos que as compartilham de cidade em cidade.
Suas viagens são cheias de experiências incríveis. Jesus silencia uma tempestade no mar, tira milhares de demônios de um homem, cura uma mulher que sofria há doze anos, ressuscita uma menina de doze anos e alimenta milhares de pessoas com o almoço de um garoto — e depois de todos comerem, ainda sobram doze cestos de comida!
Ao ler a passagem de hoje, veja como Lucas repete a palavra “doze” diversas vezes. Lembre-se: Jesus designou doze discípulos para mostrar que ele está reformando as doze tribos de Israel. Lucas quer destacar esse fato, portanto repete a palavra “doze” doze vezes em seu Evangelho. Sempre que ele usa essa palavra, está mostrando outra forma de Jesus redimir as doze tribos de Israel e, por meio de Israel, o mundo inteiro.
Deus prometeu que, por meio das doze tribos de Israel, todas as nações seriam abençoadas, e Deus designou Israel para ser uma luz para todas as nações. Israel falhou na sua missão, mas Deus é fiel no cumprimento das suas promessas. Jesus vem restaurar o chamado de Israel para abençoar o mundo enviando “os seus novos doze” para anunciar o Reino de Deus.
Leia, reflita e responda:
• Aqueles que recebem as boas-novas do Messias (Isaías 61:1–3) são os mesmos que as compartilham para “reparar cidades assoladas” (Isaías 1:4). Releia Isaías 61 tendo em mente essas passagens de Lucas. O que você percebe?
• Leia Isaías 42:6–7. Reflita sobre o compromisso de Yahweh em designar Israel como uma luz para as nações. O que você observa?
• Jesus ensina através de parábolas como o Reino de Deus é recebido. Como a semente, ele pode ser bem recebido e produzir abundância, ou pode ser interrompido e não florescer. Como a luz de uma lamparina, ele pode ser exibido para que todos o recebam, ou pode ser ocultado. A família de Jesus são aqueles que ouvem as palavras de Deus e as praticam para abençoar o mundo (Lucas 8:21). Qual é a sua reação sincera ao Reino de Deus? Há distrações, ansiedades ou tentações que estão impedindo você de se unir a Jesus e sua missão de abençoar o mundo?
• Deixe a sua reflexão te levar a uma oração a Deus. Conte a Ele o que gerou admiração, de que maneira você concorda com a mensagem dele, em quais aspectos você tem dificuldade para compartilhar as boas-novas e do que você precisa.
About this Plan
O BibleProject preparou o plano Reino Invertido - Parte 1 para inspirar pessoas, grupos pequenos e famílias a lerem Lucas em 20 dias. Esse plano inclui vídeos animados, resumos inspiradores e perguntas de reflexão para ajudar os participantes a terem um encontro com Jesus e se engajarem com o brilhante estilo literário e fluxo de pensamento do autor.
More