Alegria Descobrindo a Alegria Na DorSample
Cinismo vs. Alegria
Você já sentiu seu coração ficar cínico em relação a uma determinada situação ou pessoa? A desconfiança e a autoproteção combinadas produzem uma atitude de cinismo.
Imagine como José deve ter se sentido com as notícias inesperadas de Maria. Quem poderia culpá-lo por não acreditar na história estranha de Maria sobre um anjo e uma concepção milagrosa? Certamente é muita loucura para ser verdade!
Em Mateus 1, lemos que José ponderou suas opções e decidiu se divorciar dela em silêncio. Ele não tinha nenhum desejo de desonrar a Maria publicamente, mas também não estava disposto a se envergonhar por seguir com o casamento.
Podemos nos encontrar em circunstâncias semelhantes às de José com mais frequência do que pensamos. Presos em uma situação que está se tornando diferente do que pensávamos originalmente, nossa reação natural é provavelmente a desconfiança e a autoproteção. Cinismo.
Como isso poderia ser o plano de Deus?
Por que Deus me deixaria experimentar esse tipo de dor?
Como no mundo poderia vir algo de bom disso?
Então acontece uma mudança na atmosfera de nossos corações. Para José, a mudança aconteceu quando ele experimentou um encontro angelical, assim como Maria. O anjo do Senhor tranquilizou José, impelindo-o a não ter medo e confirmando a história que Maria lhe contara.
Você pode preferir acreditar em uma mensagem divina trazida por um anjo. Ou, no outro extremo, você pode preferir ser conhecido como um realista cínico do que um sonhador ingênuo.
Mas e se os caminhos de Deus forem realmente muito diferentes dos nossos? E se ele realmente possuir o poder de transformar nossas trevas em luz e nossa dor em solo onde a alegria cresce?
Sabemos que o coração de José mudou depois de ouvir a mensagem de Deus para si mesmo, porque ele se casou com Maria. Como resultado, ele experimentou em primeira mão o nascimento glorioso do bebê milagroso, a adoração dos pastores e o testemunho dos sábios. Imagine o que José teria perdido se tivesse permitido que o cinismo endurecesse seu coração. Em vez disso, ele escolheu o caminho da aceitação e confiança. Ele escolheu o caminho da alegria.
Reflexão:
Existe alguma circunstância na minha vida em que uma resposta cínica seja mais natural do que uma alegre? Estou valorizando a autoproteção acima da confiança?
Oração:
Senhor, ajude-me a confiar que tu podes transformar minha situação confusa ou dolorosa em algo bom. Dê-me forças para aceitar o que tu tens para mim, mesmo que pareça diferente do que eu pensava.
Scripture
About this Plan
As maiores alegrias da vida se enraízam em grandes prazeres ou há algo mais profundo acontecendo? Neste atraente plano de 7 dias, descubra uma verdade surpreendente dentro de uma história de Natal. Emmanuel, Deus conosco, permite que a verdadeira alegria cresça no solo de nossa dor.
More