Esperançar é precisoSample
Campo de Visão
Pensar em Deus é como pensar no espaço, por mais longe que nossas concepções possam viajar, ainda há uma infinidade além.
Já parou para pensar que diante de um problema, nossa tendência é fechar nosso campo de visão e não expandi-lo? É essa limitação que nos impede de produzir a esperança necessária para nós e para os outros. Mas numa guerra precisamos buscar a melhor posição, o melhor campo de visão, a melhor estratégia de expansão.
É certo que em algum momento da vida, passamos por momentos de desesperança; estávamos em alto relevo, vendo tudo, mas agora é tudo planície, não há mais proteção. A desesperança toma conta de quase toda confiança estabelecida anteriormente. Somos tomados por pensamentos de frustrações e desânimos. Nossa rotina se torna uma lista de afazeres que não possuem sentido ou relação entre si, não há coesão. Sobrevivemos. Existimos. Isso ao longo do tempo nos faz viver no automático e distorce toda a nossa própria personalidade arquitetada em Cristo.
Nossa história é escrita conforme agimos diante da realidade, se agimos mal, ou deixamos de agir, nossa biografia deixa de ser construída. E quando temos consciência disso, a dúvida é: Como passar por essa crise? Não é fácil remar contra a maré e afirmar nossa fé em meio a situações adversas, quando tudo se mostra contrário à normalidade. Não há mais força, não queremos mais lutar, estamos cansados. Afinal, para quê? Já estamos a ponto de desistir!
E é aqui que o que antes olhávamos de cima, passa a ter outro ângulo, outra forma, outro sentido. O quase abismo que nos encontramos é onde Aquele -- capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos -- passa a trabalhar virtuosamente em nossos corações, a partir de cada experiência que vivenciamos. Nos pequenos detalhes do dia Ele demonstra Seu amor...com uma conversa com um amigo distante, com uma mensagem de “bom dia”, um convite pra um café, uma palavra de ânimo.
Ele nos ajuda a enxergar melhor e, consequentemente, a escolher melhor. Somente Deus tem poder para produzir esperança em todos nós. Somente Ele tem a capacidade total de restaurar a esperança para a alma. E nEle, somos capazes de auxiliar outros a expandirem seu campo de visão.
Aceita fazer um exercício comigo? Onde quer que você esteja agora, vamos fazer uma coisa juntos: ampliar os nossos horizontes. Eu estou no meu quarto, sentada à mesa, em frente à janela; a luz do dia está entrando, o ar está batendo, mas minha visão está limitada, eu vejo o muro que divide minha casa com a do vizinho.
Agora, você e eu, com os olhos abertos, vamos olhar em direção ao ponto mais longe que conseguirmos. Eu consigo ver o céu. Quero que você viaje além do espaço físico ao qual se encontra, conserte sua postura, e a cada batida que sentir do seu coração, sinta seu corpo expandindo... Indo para o cômodo seguinte, para o quintal da sua casa, para a rua, seu bairro, sua cidade. Seu corpo agora ocupa cada lugar. E com toda imaginação que Deus Pai nos deu, sinta o poder de alcançar esses lugares somente com a mente, viaje! Subir e chegar ao topo de um monte, te possibilita enxergar dezenas de quilômetros à sua frente, e a vista é encantadora!
Imagino que não esteja sendo fácil para você, passar por estes momentos de dor, mas suba um passo de cada vez, a vista será linda. E se precisar, pare para descansar, não importa se ficar alguns dias sem caminhar. Deus estará lá, parado ou caminhando.
Ana Caroline Araújo
Igreja Batista Projeto 70 em Montes Claros, MG
About this Plan
Como caminhar quando não se vê mais horizonte? Como crer quando não se enxerga nada? Como respirar quando nos sentimos submersos? Como preencher o vazio quando tudo que sentimos é ausência? Sabemos que navegar é preciso, respirar é preciso, caminhar é preciso. Em Jesus, Deus nos lembra que, acima de tudo, esperançar é preciso.
More