Casais Emocionalmente InteligentesSample
Dia 10. Perdoe-me. Eu perdoo você.
Não sei se você já ouviu ou leu em algum lugar esta frase: "Amar significa nunca ter que pedir perdão". O que você acha dela? Será que é verdade que, se amamos alguém, nunca vamos pisar na bola? Nunca vamos ter que pedir perdão porque seremos perfeitos no relacionamento? Acho que se eu tivesse que refazer esta frase, eu a escreveria da seguinte forma: "Amar significa trabalhar para que não seja necessário eu pedir perdão, mas se for, que eu sempre peça."
Vamos supor que você esteja na casa de um amigo e, de repente, você esbarre no copo de água e ele caia e molhe a toalha da mesa do anfitrião. O que você faria? Falaria apenas: "Me desculpe", e ficaria sentado aguardando seu amigo trocar a toalha e secar a mesa, ou você paralelamente ao pedido de desculpas, também se levantaria e o ajudaria neste processo, ajudando a reparar seu erro?
Na vida conjugal e em qualquer tipo de relacionamento, o pedido de perdão deve ser acompanhado da reparação possível do que fizemos. Dissemos palavras duras como "Você é um egoísta que só pensa em si mesmo!"? Além das desculpas ("Sei que falei de maneira inapropriada e te machuquei, me desculpe."), podemos trabalhar em nós mesmos para que elas não se repitam, e também reformulá-las: "Gostaria que tivesse se lembrado de que eu estava cansada e precisava de ajuda em casa."
No processo de perdão, as duas pessoas envolvidas participam. A que ofendeu, pedindo desculpas, reconhecendo seu erro, reparando o que for possível e trabalhando para que este mesmo erro não viva se repetindo. A que foi ofendida, pode dizer como se sentiu, oferecer alternativas de maneiras como o outro poderia ter lidado com a situação e perdoar.
Finalmente, é importante que o casal "materialize" o perdão com algo que os ajudará a sentir que, de fato, o que aconteceu ficou para trás e não mais ficará voltando como algo acumulado ou inacabado, seja com um abraço, com um beijo ou mesmo com um pequeno presente, após o pedido de perdão, o reconhecimento do erro, a reparação, a conversa e a liberação do perdão. Assim como Jesus apaga nossas transgressões e não se lembra mais de nossos pecados (Isaías 43:25), assim Ele também nos pede: "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." Efésios 4:32
O que você ainda não perdoou em seu cônjuge e que precisa perdoar? Pelo que você ainda precisa pedir perdão? Precisa reparar algum erro? Não deixe para amanhã. Procure seu cônjuge. Converse com ele. Abra o seu coração e perdoem-se.
Oração: Querido Deus, eu sei que às vezes erro, e sei também que, por vezes, guardo ressentimentos. Ajude-me a reconhecer minhas falhas, a pedir perdão e a repará-las, assim como a perdoar aquilo que é difícil para mim. Amém.
About this Plan
Já é difícil termos inteligência emocional para lidar com nossas dificuldades pessoais, quanto mais para administrar uma vida a dois. Apesar de Deus ter instituído e abençoado o casamento, não podemos negar o quão desafiador ele é. Neste plano, você aprenderá a desenvolver atitudes emocionalmente inteligentes para não apenas salvar seu casamento, mas para que ele seja um lugar de grande significado para você e para quem você escolheu amar.
More