Orando a Palavra De Deus: Orações De Paulo (Parte 1)Sample
ORE POR UM ENTENDIMENTO PLENO DO AMOR DE DEUS
Efésios 3:18-19- Vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
Paulo pediu para que eles fossem capazes de compreender juntos, em comunidade, cada uma das dimensões do amor de Jesus. Paulo queria que eles o soubessem por experiência e não apenas por palavras.
“Ao medirmos, que eu e você sejamos habilidosos. Se nada sabemos de matemática, que sejamos especialistas nesta geometria espiritual, capazes de compreender a amplitude e o comprimento do precioso amor de Jesus.” (Spurgeon)
Qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade: Isto significa que o amor de Jesus tem dimensões e que pode ser medido.
“Infelizmente, para muitas pessoas religiosas, o amor de Jesus não é absolutamente algo sólido, substancial – é uma bela ficção; uma crença sentimental; uma teoria formal. Mas para Paulo era um fato real, substancial e mensurável; ele o tinha considerado sob todos os seus aspectos. O amor de Jesus era evidentemente real para ele, o que quer que fosse para os outros.” (Spurgeon)
O amor de Jesus tem largura. Você pode ver a largura de um rio ao observar a superfície que ele cobre. O rio do amor de Deus é tão largo que cobre os meus pecados, todas as circunstâncias de minha vida, de modo que todas as coisas cooperem para o meu bem. Quando eu duvido de Seu perdão ou de Sua providência, eu estreito o poderoso rio do amor de Deus. Seu amor é tão amplo quanto o mundo: Porque Deus tanto amou o mundo (João 3:16).
“Alguns deles parecem estar tão ocupados com a altura e o comprimento que negam a amplitude, e você pensaria ao ouvi-los pregar que Cristo veio ao mundo para salvar meia dúzia, e que eles eram cinco deles... Que estreiteza de pensamento! Haverá muito mais salvos no céu do que esperaríamos ver; e haverá alguns com quem tivemos difícil comunhão na Terra. Estes tiveram comunhão com Cristo. Por isso serão levados para habitar com Ele para sempre.” (Spurgeon)
O amor de Jesus tem comprimento. Quando considerar a extensão do amor de Deus, pergunte-se: “Quando o amor de Deus começou para comigo? Por quanto tempo ele continuará?” Estas verdades medem o comprimento do amor de Deus. Eu a amei com amor eterno (Jeremias 31:3).
O amor de Jesus tem profundidade. Filipenses 2:7-8 nos diz quão profundo é o amor de Jesus: mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Não é possível ir mais baixo que a morte de cruz, e isso é o quanto o amor de Jesus é profundo para nós.
O amor de Jesus tem altura. Para ver a altura do amor de Deus, pergunte-se: “Quão alto ele me eleva?” Ele me eleva aos lugares celestiais onde estou sentado com Cristo. Ele nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2:6).
Podemos realmente compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Deus? Para chegarmos a qualquer compreensão das dimensões do amor de Deus, devemos chegar até a cruz. A cruz apontava para quatro direções, essencialmente para todas as direções, porque...
- O amor de Deus é largo o suficiente para incluir todas as pessoas.
- O amor de Deus é longo o suficiente para durar por toda a eternidade.
- O amor de Deus é profundo o suficiente para alcançar o pior pecador.
- O amor de Deus é alto o suficiente para nos levar ao céu.
Conhecer o amor de Cristo: Paulo escreveu sobre algo que podemos conhecer. Isto não é especulação, adivinhação, emoções ou sentimentos. É algo que se pode conhecer.
“Um destes filósofos diz gentilmente que a religião é uma questão de crença; não de conhecimento. Isto está claramente em oposição a todo o ensino das Escrituras.” (Spurgeon)
Paulo pediu a Deus que estes cristãos fossem cheios de toda a plenitude de Deus. Paulo queria que os cristãos experimentassem a vida em Jesus Cristo, a plenitude de Deus (Colossenses 2:9). Que fossem transbordantes da presença de Jesus, assim como Deus é transbordante de Seu próprio caráter e atributos.
“Entre todos os grandes ditos desta oração, este é o maior. Ser CHEIO de Deus é uma grande coisa; ser cheio da PLENITUDE de Deus é ainda maior; mas ser cheio de TODA a plenitude de Deus causa perplexidade, confunde a compreensão.” (Clarke)
Aplicação: Ore Efésios 3:18-19. Ore para que Deus o encha de Sua plenitude e lhe permita compreender plenamente Seu amor.
About this Plan
Você se pergunta às vezes sobre o que orar? Ore a Palavra de Deus! Paulo deu um exemplo de oração bíblica em favor de outros. Podemos orar a própria Palavra de Deus com confiança e entendimento. Este plano compila várias orações de Paulo, juntamente com idéias baseadas no Comentário Bíblico ENDURING WORD, de David Guzik. Pratique o que aprendeu a cada dia, orando essas verdades em favor de um amigo!
More