Re-ComeçarSample
RECOMEÇAR A JORNADA
O cenário ali era bem conhecido: o mar de Tiberíades era o mesmo mar da Galileia onde algum tempo antes Jesus tinha chamado Pedro, André e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João (Mateus 4:18-22). Os quatro estavam novamente no mesmo lugar. Mas tinham vacilado com gravidade: eles tinham abandonado Jesus no Getsémani. À exceção de João, ninguém estava na cena da crucificação, Pedro tinha chegado ao extremo de negar conhecer Jesus. Agora eles estavam no barco. De novo.
Impossível ir até aquela praia e não recordarem quando foram chamados. Impossível não rever a cena na cabeça e recordar como a vida mudou depois daquilo tudo. De quantas aventuras participaram e de quantos milagres e manifestações poderosas foram testemunhas. Mas parece que tudo tinha terminado. Jesus tinha ressuscitado, venceu a morte e tinha sido visto por muitos desde então. Mas não iria querer estar de novo com aqueles homens. Pelo menos era isso que eles devem ter pensado, tanto que retomaram o seu antigo ofício. Voltaram ao mar.
Não pescam nada. Jesus chama-os e faz a incômoda pergunta: “Tem aí peixe?”. Sete homens experientes, uma noite toda no mar. Nenhum peixe. Apenas frio, vergonha e fome. Jesus ordena e eles pescam. Muito. Chegam até à praia e o que vêem? Pão e peixe na brasa. Certamente tinham um monte de desculpas e muita vergonha do que fizeram. De terem abandonado o Mestre, de terem voltado a pescar. Jesus deixou claro que sem Ele, eles jamais seriam bons pescadores de novo. Eles tinham deixado as redes. Não deveriam voltar para lá. Não era ali o seu recomeço. Vamos recomeçar? Na mesma praia, o mesmo Mestre, os mesmos homens.
- Amas-Me?
- Amo.
- Então faz exatamente aquilo que Eu te mandei fazer.
Jesus encontrou-os no mesmo lugar para dizer que o chamado ainda é o mesmo. Do mesmo Deus às mesmas pessoas. Era por ali que deveriam recomeçar.
Vinicius Vargas
Coordenadora de Capacitação da JBB
Scripture
About this Plan
Apesar de tudo, e perante tudo o que tem acontecido, podemos aprender com Deus a recomeçar, seja os nossos planos, projetos, as nossas carreiras e até ministérios. Vamos fazer isto juntos?
More