YouVersion Logo
Search Icon

Ore Como JesusSample

Ore Como Jesus

DAY 7 OF 21

Orando Humildemente segundo à Vontade de Deus

Às vezes nos perguntamos como entender as palavras de Jesus em João 16:23-24: “Peçam e receberão”, e pensamos: “Bem, pedi, mas não recebi. O que está ocorrendo?”

O que está geralmente acontecendo é que não estamos pedindo por algo que esteja de acordo com a vontade de Deus. O que é a vontade de Deus? Leia a sua Bíblia. Deus quer que você cresça, então ore para que Deus o faça crescer. Deus quer que você ore pelos seus inimigos, então ore pelos seus inimigos. Deus quer que você ajude o pobre, então ore pelo pobre.

Alguns de nós oramos contra a vontade de Deus. Deus não responderá orações que estão contra Sua vontade. Se, por exemplo, você estiver orando para que um pecaminoso relacionamento romântico seja abençoado, ou para que uma pecaminosa decisão de negócio seja abençoada, então você não está orando segundo à vontade de Deus.

Essas são orações ruins. É como pedir a Deus para ajudá-lo a pecar melhor. Ele não dirá “sim” para isso. Essas não são orações proferidas em “nome de Jesus”. Na oração, Deus muda a nossa vontade para alinhar-se com a Dele, de modo que possa abençoar o nosso pedido que esteja de acordo com os Seus desejos.

O que significa orar ao Pai em nome de Jesus? Significa que não estamos pedindo por coisas que vão na direção contrária da honra de Jesus ou que venha de um lugar de desobediência a Jesus.

Algumas vezes, pessoalmente não estamos de acordo com a vontade de Deus. Jesus compartilha uma fascinante parábola em Lucas 18 a respeito de dois homens subindo ao templo para orar. Um deles é super religioso e muito determinado a criar uma arte da performance a partir da sua oração. Ele ora arrogante e em voz alta, em essência: “Eu agradeço, Deus, por não ser um perdedor nojento como todos esses outros homens”. E se refere ao outro homem e diz: “Eu especialmente agradeço por não ser como esse homem”. E esse outro homem devia estar pensando: “Ei, espere um minuto”.

Toda a oração desse homem é sobre o quão incrível pensa ele ser e o quão melhor do que todo mundo imagina ser. Sua oração é um monte de "eu, eu, eu" e "mim, mim, mim".

Mas a oração do outro homem consiste simples, suscinta e humildemente nisto: “Deus, seja misericordioso comigo, um pecador!” Ele é honesto sobre o seu estado diante de Deus. Não está buscando a aprovação das pessoas; está buscando a ajuda de Deus.

Jesus disse: “Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”.

Esse homem não orou longamente e ele não orou como um expert. Mas ele orou respeitosa e humildemente, e Deus honrou a sua oração.

Alguns de nós, às vezes, oramos por pessoas de maneira arrogante. “Senhor, ajude esta pessoa a aprender tanto quanto aprendi”. “Senhor, faça esta pessoa ver as coisas do modo como as vejo”. “Senhor, mostre a essa pessoa quão bom eu sou”.

Essas são orações horríveis, arrogantes.

Deus honra o coração humilde, então ore humildemente, com o reconhecimento de que você é um pecador salvo pela graça, que Deus está no controle, você não.  Nenhuma justiça própria ou performance em oração dará a você qualquer mérito. Deus é bom e não precisamos manipulá-Lo para que Ele seja bom. Deus é impressionante, mas não impressionável por nós.

Reflexão:

1. Antes que você gaste algum tempo em oração hoje, comece perguntando a Deus se os seus desejos e pedidos estão alinhados com a Sua vontade para você. Então ore apenas por aquelas coisas que você esteja convencido de que são a vontade de Deus para você.

2. Gaste algum tempo hoje em oração focado em pedir a Deus para perdoar qualquer pecado em sua vida. Ore por pessoas religiosas que te causaram dor e dano, para que Deus as perdoe também.

Day 6Day 8

About this Plan

Ore Como Jesus

Este plano explica que orar é conversar com o seu Pai Celestial. Veremos o ensino de Jesus sobre a oração e o lugar que esta teve em sua própria vida. Explora o que é a oração, quem é Deus Pai, como deveríamos orar, pelo quê deveríamos orar e quando e onde deveríamos orar, fornecendo passos práticos para construir uma vida de oração como a de Jesus.

More