Ore Como JesusSample
A Oração Sacerdotal, Parte 2: Ore Pelos Cristãos
Depois de orar por Si mesmo, Jesus prossegue e ora por Seus seguidores que haveriam de vir a crer Nele como Deus e que trariam, subsequentemente, as boas novas de Sua pessoa e obra ao mundo.
Jesus ora para nos guardar:
Em nosso relacionamento com Deus, a maravilhosa notícia é que “somos infiéis, ele permanece fiel” (2 Timóteo 2:13). O nosso Deus é estável como rocha em Seu amor, devoção e caráter. Quando vagamos por aí, Ele nos espera retornar e nunca fecha o Seu coração em relação a nós como cristãos. O nosso Pai nos ama e está completamente comprometido em “guardar-nos”. Nós mantemos o nosso relacionamento com Deus porque Deus nos guarda.
Se você tem uma sofrida história com um líder de ministério que completamente abandonou a fé, a história de Judas pretende fornecer clareza para você. Se você tem alguém querido que se desviou do Senhor, mas que você crê que é genuinamente salvo, a história do filho pródigo pretende fornecer conforto para você.
Jesus ora por união piedosa contra divisão demoníaca:
Deus trabalha através da unidade e Satanás trabalha através da divisão. Não havia divisão até que Satanás escolheu tornar-se independente, rebelar-se e causar divisão ao recrutar anjos para tornarem-se demônios numa tentativa de golpe. Na terra, Satanás continua a recrutar seres humanos para juntar-se aos demônios em sua divisão contra Deus.
Entretanto, a unidade não significa uniformidade. Como qualquer família, a família de Deus tem muita diversidade. Diferentes cristãos podem ter diferentes métodos para como eles viverão as suas vidas enquanto mantêm a unidade nos princípios por detrás deles. Na família da igreja, esta unidade deve ser teológica (no que cremos), relacional (como amamos), missional (o que fazemos) e organizacional (como coexistimos). A igreja é uma grande família, e como qualquer família grande, a unidade deve ser a prioridade e só é alcançada a certo custo.
Jesus ora pela nossa alegria:
As próximas palavras de Jesus nesta porção da oração são a respeito da alegria. Em palavras simples, a vida de um cristão, como a vida de Jesus, não é sempre marcada por grande conforto, riqueza, tranquilidade ou simplicidade. Contudo, ela é cheia da presença de Deus e do propósito de Deus, de modo que o que nós temos, fazemos e suportamos pode e irá ser usado para glorificar a Deus e beneficiar os outros, como foi com Jesus quando Ele foi para a cruz.
A nossa alegria não é encontrada, então, no nosso estado atual no mundo (esse lugar de pecado e rebelião contra Deus), mas, em vez disso, na presença e no poder de Deus em nós mesmos enquanto estamos no mundo. Por isso, regozijamo-nos porque, para o cristão, este mundo é tão próximo do inferno quanto nós jamais chegaremos dele, e nós estamos quase em casa, no céu.
Jesus ora pela nossa proteção:
O mundo é marcado com os efeitos danosos à vida do pecado, da dor e da morte. Uma das mentiras mais poderosas do Diabo é contar-nos que a alegria está lá, no mundo. Quando você se torna um cristão, o que era tentador no mundo agora o acerta como uma tragédia. O que você costumava apreciar, agora traz vergonha a você. Aquilo de que você costumava gabar-se, você agora lamenta. O que costumava assistir como um desfile, agora é um funeral. Quando Deus o mudou, o seu relacionamento com o mundo mudou, e Ele não quer que isso mude novamente.
Jesus ora pela nossa missão:
Jesus nos ajuda a descobrir a como ser bons missionários com as Suas palavras sobre estar no mundo, mas não ser do mundo. Cada área do mundo precisa de missionários, e todos os cristãos precisam ser missionários. Jesus ama as pessoas perdidas que cruzam o nosso caminho, e Ele nos envia para levar o Seu amor até eles.
Por esta razão, cada cristão deve amar as pessoas, servir as pessoas e engajar-se com as pessoas. Parte da nossa missão em todos os cantos do mundo e seus contextos significa ouvir as pessoas, nos identificar com elas, ler a literatura, vibrar com o passeio cultural e até mesmo entender o entretenimento. Queremos entender as pessoas porque seremos, então, mais capazes de ajudá-las.
É incrível considerar que em um dos dias mais escuros e difíceis de Jesus, Ele parou para orar por você e pelo resto de nós, que somos cristãos. Ainda mais incrível, Jesus continua a orar por nós, e está fazendo isso agora mesmo. Jesus “pode salvar totalmente os que por ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder por eles”, porque “É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Hebreus 7:25, Romanos 8:34).
Agora mesmo, Jesus está ciente do que você está passando, incluindo as esperanças que você tem, os fardos que você carrega e os medos que você encara. Agora mesmo, Jesus está falando com o Pai e com o Espírito, junto com anjos e outros seres divinos, sobre você, enquanto Ele intercede por você. A Oração Sacerdotal continua a cada momento de cada dia, e deveria ser um incrível encorajamento o fato de que você é amado, que oram por você e que Alguém está ficando acordado a noite toda, preocupado com você e intercedendo por você!
Reflexão:
1. Você atualmente ora pelos cristãos? Como você pode melhorar nesta prática?
2. Você está vivendo de um modo que é unificado com companheiros cristãos? Como?
3. Você é um bom missionário? O que você pode aprender de Jesus sobre viver em missão onde quer que Deus o tenha posto?
Scripture
About this Plan
Este plano explica que orar é conversar com o seu Pai Celestial. Veremos o ensino de Jesus sobre a oração e o lugar que esta teve em sua própria vida. Explora o que é a oração, quem é Deus Pai, como deveríamos orar, pelo quê deveríamos orar e quando e onde deveríamos orar, fornecendo passos práticos para construir uma vida de oração como a de Jesus.
More