BibleProject | Uma Jornada em Lucas e Atos dos ApóstolosSample
Os líderes do templo não podem executar Jesus sem a permissão do governador romano Pôncio Pilatos. Então, acusam Jesus de ser um rei rebelde que está provocando uma revolução contra o imperador romano. Pilatos pergunta a Jesus: “Você é o rei dos judeus?” Jesus responde: “É você que está dizendo.” Pilatos vê que Jesus é um homem inocente e não merece a morte. Porém, os líderes religiosos continuam insistindo que Jesus representa um perigo. Então, depois de Jesus ser enviado a Herodes e voltar ferido e cheio de sangue a Pilatos, um plano arrepiante é negociado. Pilatos libertará um verdadeiro rebelde contra Roma, um homem chamado Barrabás, em vez de Jesus. O inocente é entregue no lugar do culpado.
Jesus é levado com outros dois criminosos acusados e é pregado em um dispositivo de execução romano. E isso virou um espetáculo. As pessoas leiloam as roupas de Jesus e zombam dele dizendo: “Você não é o rei messiânico? Então, salve-se!” Mas Jesus ama os seus inimigos até o fim. Ele busca perdão para os seus executores e dá esperança a um dos criminosos que estão morrendo ao seu lado dizendo: “Hoje mesmo você estará comigo no paraíso.”
O céu escurece de repente, e o véu do templo se rasga no meio. Jesus clama a Deus com um último suspiro: “Em tuas mãos entrego o meu espírito.” Um centurião romano testemunha tudo e diz: “Certamente, esse homem era inocente.”
Leia, reflita e responda:
• Como o relato de Lucas sobre a morte de Jesus afeta você hoje?
• Compare a tentativa de Pilatos e Herodes de impedir a morte de Jesus com a multidão religiosa exigindo a sua execução. O que você observa? Ao considerar as acusações reais apresentadas contra Jesus (23:2), o quanto isso é inesperado?
• Leia o diálogo entre os criminosos (23:39–43). O que você observa? Como a resposta de Jesus ao pedido dos criminosos afeta você? Ao estudar essa interação, o que você aprende sobre a natureza do Reino de Jesus?
• Lucas nos fala de um líder religioso chamado José que se opôs ao plano letal dos seus colegas (v. (23:50–51, 22:66–71, 23:1). Considere como José mostra o seu afeto por Jesus (23:52–53). Você participa de um grupo onde discorda de algo? Como você pode demonstrar as suas crenças?
• Pilatos, Herodes, a multidão que chorava e a que zombava, Simão, os líderes religiosos conspiradores e o dissidente José, o criminoso à esquerda de Jesus e o criminoso à sua direita, todos eles interagem com Jesus de forma diferente. Com qual personagem ou personagens dessa história você mais se identifica?
• Agora, deixe que a sua leitura e reflexão te levem a uma oração honesta a Deus vinda do coração. Ele está ouvindo.
Scripture
About this Plan
O plano Uma Jornada em Lucas e Atos dos Apóstolos estimula indivíduos, pequenos grupos e famílias a ler os livros de Lucas e de Atos dos Apóstolos em 40 dias. Esse plano é um conjunto de vídeos animados e resumos inteligentes para ajudar os participantes a encontrar Jesus e se envolver com o estilo textual e o fluxo de pensamento brilhantes de Lucas.
More