BibleProject | Uma Jornada em Lucas e Atos dos ApóstolosSample
O Reino de Jesus é uma boa notícia para os aflitos e está aberto a todos que entendem que precisam de Deus. Para ilustrar isso, Lucas nos conta sobre a participação de Jesus em jantares com os doentes e os pobres, que recebem seu perdão, cura e generosidade. Em contraste, Jesus também participa de jantares com líderes religiosos ,que rejeitam a sua mensagem e discordam dos seus métodos. Como eles não entendem o que é o Reino de Deus, Jesus lhes conta uma parábola. A história é a seguinte.
Há um pai com dois filhos. O filho mais velho é confiável e honra o pai, mas o filho mais novo é problemático. Ele pede a sua parte da herança antecipadamente para viajar para uma terra distante e gasta tudo com festas e bobagens. Quando o filho fica sem dinheiro, vem uma grande fome e ele começa a trabalhar cuidando dos porcos de uma pessoa da região. Um dia ele fica com tanta fome que está disposto a comer a lavagem dos porcos. Aí, ele se lembra de como se sentia muito melhor em casa trabalhando para o seu pai. Então, ele volta para casa ensaiando as suas desculpas. Ao ver o filho vindo lá longe, o pai fica muito feliz. Seu filho está vivo! Ele sobreviveu à fome! O pai corre até ele e não para de beijá-lo e abraçá-lo. O filho começa o seu discurso: “Pai, eu não mereço ser seu filho. Talvez me permita vir trabalhar para você…” Mas antes que ele termine de falar, o pai chama os servos e diz para buscarem a túnica mais bonita, sandálias novas e um anel valioso para seu filho. Pede para os servos prepararem o melhor banquete, porque é preciso comemorar a volta do seu filho para casa. Quando a festa começa, o filho mais velho chega de um longo e árduo dia de trabalho e fica sabendo que toda aquela música e comida são para o seu irmão fracassado. Ele fica irritado e se recusa a participar da comemoração. O pai vai falar com o irmão mais velho e diz: “Filho, você já está em nossa família. Tudo o que tenho é seu. Mas era preciso comemorar a volta do seu irmão. Ele estava perdido, mas agora ele foi encontrado. Ele estava morto, mas agora está vivo.”
Nessa história, Jesus está comparando os líderes religiosos com o filho mais velho. Os líderes religiosos ficam ofendidos ao verem os excluídos aceitando a Jesus, mas Jesus deseja que eles vejam os excluídos como ele vê. Os rejeitados da sociedade estão voltando para o Pai. Eles estão vivos! A bondade de Deus é suficiente para todos. Tudo o que ele tem pertence àqueles que chama de seus filhos. A única exigência para desfrutar do seu Reino é recebê-lo com humildade.
Leia, reflita e responda:
• Como você se identifica com o filho mais velho e o filho mais novo na parábola de Jesus?
• Observe como o filho mais novo saiu da casa do pai, mas mudou de ideia quando as coisas ficaram difíceis para ele. O sofrimento já ajudou você a voltar para Deus Pai? Qual é a sua reação às boas-vindas do pai ao filho mais novo (leia 15:20–24)?
• Pense na raiva do filho mais velho na história (leia 15:28–30). Você já se sentiu ofendido(a) quando alguém recebeu algo que não merecia? Em caso afirmativo, como a resposta do pai ao filho mais velho se aplica a você (leia 15:31–32)?
• Deixe a sua leitura e reflexão te levarem a uma oração. Conte a Deus como a sua misericórdia generosa toca você profundamente. Fale com honestidade sobre a sua dificuldade para receber as pessoas com generosidade e peça aquilo de que você precisa para ter mais misericórdia.
About this Plan
O plano Uma Jornada em Lucas e Atos dos Apóstolos estimula indivíduos, pequenos grupos e famílias a ler os livros de Lucas e de Atos dos Apóstolos em 40 dias. Esse plano é um conjunto de vídeos animados e resumos inteligentes para ajudar os participantes a encontrar Jesus e se envolver com o estilo textual e o fluxo de pensamento brilhantes de Lucas.
More