Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2021Sample
Crescendo na unidade
“Eu sou a vinha, vós sois os sarmentos”
(João 15,5a)
1 Coríntios 1,10-13; 3,21-23 Acaso o Cristo está dividido?
João 17,20-23 Que sejam um como nós somos um
Meditação
Na véspera da Sua morte, Jesus orou pela unidade daqueles que o Pai lhe dera: “que todos sejam um... para que o mundo creia”. Unidos a Ele, como ramos na videira, partilhamos a mesma seiva que entra em nós e nos circula e vitaliza.
Cada tradição procura levar-nos ao coração da nossa fé: comunhão com Deus, através de Cristo, no Espírito. Quanto mais vivermos essa comunhão, mais estaremos ligados a outros cristãos e a toda a humanidade. Paulo adverte-nos contra uma atitude que já havia ameaçado a unidade dos primeiros cristãos: a absolutização da tradição própria de cada um, em detrimento da unidade do corpo de Cristo. As diferenças então tornam-se fonte de divisão em vez de serem mutuamente enriquecedoras. Paulo tem uma visão bem mais ampla; “Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus” (1 Cor 3,22-23).
O desejo de Cristo compromete-nos a seguir um caminho de unidade e reconciliação. Também compromete-nos a unir nossa oração com a d'Ele: “que sejam um... a fim de que o mundo creia” (Jo 17,21).
Nunca se conforme com o escândalo da separação de cristãos que tão prontamente professam amor ao próximo e ainda assim permanecem divididos. Faça da unidade do corpo de Cristo sua apaixonada preocupação.
A Regra de Taizé em francês e em inglês (2012), p. 13
Oração
Santo Espírito,
chama vivificante e sopro delicado, vem e permanece em nós.
Renova em nós a paixão pela unidade
para que vivamos conscientes do laço que, em Ti, nos une.
Que todos que se ligaram a Cristo no Seu Batismo
estejam unidos e juntos deem testemunho da esperança que os sustenta.
About this Plan
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2021 foi preparada pela Comunidade Monástica de Grandchamp. O tema que foi escolhido – Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos – está baseado em João 15,1-17 e expressa a vocação para a oração, reconciliação e unidade na Igreja e na família humana, presente na Comunidade de Grandchamp.
More