Um evangelho de esperançaSample
Esperança é praticar a justiça
A igreja é profundamente comprometida com a prática da justiça para com o próximo, que sabe que Deus tem amor especial pelo desvalorizado, pelo marginal, pelo improdutivo. Esse talvez seja o ensinamento mais radical na Bíblia, o de que os providos têm uma responsabilidade social para com os desprovidos. Claro que isso é caridade, e todos nós cremos em caridade. No entanto, Deuteronômio é lei, e isso é política social. É o programa assistencial que redistribui recursos com parcimônia para que todos possam viver.
Claro que o mundo não tem a mínima preocupação com estrangeiros, viúvas e órfãos que constituem um risco social e uma inconveniência pública, ou com os refugiados, as mães que dependem de assistência do governo, os sem-terra e os vulneráveis. No entanto, a história da Bíblia foi escrita para que o cuidado de Deus por aqueles que não têm voz nem vez constitua o tema principal, tema que geralmente costuma ser deixado de fora por aqueles que falam um bocado sobre autoridade bíblica.
É como se Jesus começasse cada reunião com a pergunta: “Há alguém aqui com mãos deformadas, alguma viúva, algum órfão, estrangeiro, leproso, cego, pobre, sem-teto? Venham à frente e receberão atenção restauradora”.
Scripture
About this Plan
Com base na sabedoria das Escrituras, Walter Brueggemann nos exorta a assumir uma audaciosa postura de enfrentamento à nossa tendência de agarrar-nos ao que é “seguro e rotineiro”. Afinal, sem audácia e espírito criativo, seremos irrelevantes para a sociedade contemporânea.
More