Devocional Campo de Batalha da MenteSample
Crença Positiva
[Pois Abraão, sem ter razão humana para ter esperança], esperou pela fé que se tornaria pai de muitas nações, conforme lhe havia sido prometido, “tão [incontáveis] serão os teus descendentes”. Ele não enfraqueceu na fé quando considerou a [total] impotência do seu próprio corpo, que estava praticamente morto porque ele tinha cerca de cem anos, ou [quando considerou] a esterilidade do ventre [amortecido] de Sara. Nenhuma incredulidade ou desconfiança o fez vacilar (questionar com dúvidas) com relação à promessa de Deus, mas ele se fortaleceu e foi fortalecido pela fé enquanto dava louvor e glória a Deus, plenamente satisfeito e certo de que Deus era poderoso para cumprir Sua palavra e para fazer o que havia prometido. - Romanos 4:18-21
A história de Abraão sempre me impressiona, não importa quantas vezes eu a leia. Não é apenas o nascimento de um filho quando ele tinha cem anos de idade. Isso é um milagre, é verdade. Mas tão impressionante quanto isso é o fato de que ele esperou vinte e cinco anos pelo cumprimento da promessa. Ele tinha setenta e cinco anos quando Deus lhe prometeu um filho.
Eu me pergunto quantos de nós acreditaríamos em Deus e viveríamos na expectativa por vinte e cinco anos. A maioria de nós provavelmente teria dito: “Acho que na verdade eu não ouvi Deus”. “Ah, acho que talvez Deus não quisesse dizer isso”. Ou “Preciso ir a algum lugar para receber uma nova palavra do Senhor”.
Sara e Abraão realmente tiveram problemas para se agarrar a essa promessa. Como uma maneira de tentar conseguir o que queriam, eles fizeram a escrava de Sara, Agar, dar a Abraão um filho, mas Deus os fez saber que não era assim que as coisas seriam. Creio que os atos deles retardaram a chegada do filho prometido por Deus.
Em nossa impaciência, costumamos querer resolver as coisas com as próprias mãos. Quero dizer, temos “grandes ideias” — planos criados por nós, os quais esperamos que Deus abençoe. Mas esses planos abrem a porta para a confusão e o caos. Então é preciso lidar com os resultados, o que geralmente retarda nosso milagre.
Quando Moisés desceu do monte Sinai depois de ter recebido os Dez Mandamentos de Deus, ele viu a maldade dos israelitas que haviam ficado impacientes de tanto esperar. Irado, ele quebrou as tábuas onde Deus havia escrito os mandamentos. Embora possamos entender a ira de Moisés, precisamos lembrar que ela não foi iniciada por Deus. Assim, Moisés teve de subir ao Sinai outra vez para passar novamente pelo processo de receber os Dez Mandamentos. Moisés pode ter tido um rompante emocional momentâneo, mas isso lhe custou muito trabalho extra. Essa é uma boa lição para todos nós. Precisamos orar e concordar com o plano de Deus, e não planejar e orar para que nosso plano funcione.
Em geral é difícil crer em Deus e manter-se assim por anos a fio.
Às vezes, depois das reuniões que ministro, as pessoas me procuram e me contam muitas histórias tristes. Eu as encorajo a serem positivas e otimistas. Algumas ouvem cada palavra que digo, concordam balançando a cabeça e talvez até sorriam, então depois dizem a palavra mais negativa de todas: “Mas...”. Com essa única palavra, elas estão negando tudo o que eu disse. Esse não é o espírito de Abraão.
A Bíblia nos dá promessas, esperanças e encorajamento. Deus promete o bem àqueles de nós que o servimos. Apesar da adversidade das nossas circunstâncias — e algumas pessoas enfrentam circunstâncias absolutamente terríveis — Deus ainda promete o bem. Nosso senso de bondade, porém, pode não ser o mesmo de Deus. Conseguir o que queremos imediatamente pode não ser o melhor para nós. Às vezes esperar é a melhor coisa porque isso ajuda a desenvolver o caráter de Deus em nós.
O Senhor escolhe fazer o bem e nos fazer felizes; o diabo escolhe fazer o mal e nos tornar infelizes. Podemos continuar pacientes e continuar crendo nas promessas de Deus, ou podemos permitir que o sussurro do maligno encha nossos ouvidos e nos faça desviar do caminho.
Muitos de nós ignoramos o fato de que Deus é Aquele que dá origem aos milagres. Ele é especialista em fazer o impossível: deu um filho à estéril Sara; abriu o mar Vermelho para os israelitas passarem por terra seca; derrotou Golias com uma única pedra de uma funda. Tudo isso são milagres. É o Espírito Santo em ação, desafiando as leis da natureza (Ele criou as leis, portanto Ele pode quebrá-las).
Hebreus 11 é um capítulo sobre fé e sobre o povo de Deus que ousou crer nas promessas. “Mas sem fé é impossível agradar a Deus. Pois todo aquele que se aproxima de Deus deve [necessariamente] crer que Deus existe e que Ele é o galardoador daqueles que o buscam sinceramente e diligentemente” (v. 6).
Ao refletir sobre esse versículo, vejo como o diabo entra sorrateiramente em nossa mente. Ele nos diz: “Sim, é verdade. Aquelas eram pessoas especiais. Você não é ninguém. Deus não fará nada de especial por você. Por que Ele faria isso?”. Essa é uma mentira satânica — e uma mentira que muitos aceitam facilmente. Deus ama cada um de nós, e a Bíblia diz que Ele é o nosso Pai. Todo bom pai ama fazer boas coisas pelos seus filhos. Deus quer fazer coisas boas para você e para mim.
Espere por um milagre na sua vida. Espere por muitos milagres.
A crença positiva nas promessas de Deus dá bons resultados porque Aquele que é Bom os envia até nós. Recuse-se a desistir, e você verá o resultado da sua crença positiva.
Querido Pai do céu, perdoa minha incredulidade. Perdoa-me por permitir que Satanás me engane ou me faça pensar que sou indigno dos Teus milagres. Sou digno porque Tu me fizeste digno. Tu és o Deus do impossível, e eu Te peço que me ajudes a esperar em Ti e a nunca desistir. Em nome de Jesus Cristo, meu Senhor, eu oro. Amém.
Scripture
About this Plan
Este devocional o ajudarão a desvendar a trama do inimigo para confundi-lo e enganá-lo, a confrontar padrões de pensamento destrutivos, a ter vitória em transformar seu pensamento, além de lhe dar força, encorajamento e, o mais importante, vitória sobre todas as batalhas em sua mente.
More