Enfrentando tempestadesSample
Dia 9 - Cuidando de sua saúde
Já notou que é muito comum sermos condescendentes em meio à tempestades? O dia foi ruim? Eu mereço um doce! Alguém me decepcionou? Também não vou para a academia hoje! O trabalho foi intenso? Vou comer quantas pizzas eu quiser! Não passei na prova? Também vou comprar aquela roupa cara que eu queria para me desestressar! Briguei com meu cônjuge? Pelo menos vou assistir às minhas séries até a hora da madrugada que eu quiser! Como é que você cuida de si mesmo em meio à tempestade?
A tendência é buscarmos logo um alívio, e o mais fácil e rápido e prazeroso que tiver. Podemos comer demais, comer de menos, comer fast foods exageradamente, perder o sono, dormir demais, comprar compulsivamente, abandonar bons hábitos, nos acomodarmos em nossa falta de energia e abraçar o sedentarismo.
Cuidar de nós mesmos quando não estamos bem é uma boa forma de ajudar-nos a ter capacidade para melhor resolver a situação, e isso pode incluir:
- Nos lembrarmos de que precisamos nos alimentar bem, e não de qualquer maneira.
- Não nos esquecermos da ingestão correta de água: quando não estamos devidamente hidratados, nossa concentração, atenção e energia são afetadas.
- Descansarmos a quantidade de horas apropriadas e necessárias.
- Fazermos um exercício físico que nos ajuda na diminuição do cortisol (hormônio do estresse) e aumento da produção de serotonina e dopamina (que regulam nosso humor e, consequentemente, colaboram para a resolução de problemas, concentração e atenção).
- Nos abstermos do que nos faz mal e que acabará complicando o momento atual (por exemplo, ingestão de bebida alcoólica, abuso de substâncias e excessos que nos prejudicam).
- Desabafar com alguém.
- Pedir ajuda a alguém.
- Incluir um lazer saudável que nos ajude a relaxar e aliviar nosso estresse.
Portanto, quando perceber que a maneira pela qual esteja procurando algum alívio provavelmente também lhe traga consequências ruins, intencionalmente pare um momento e pense no que você pode fazer por si mesmo naquele dia e que colabore com a sua saúde física e emocional. Pode ser que a solução do problema não tenha ainda aparecido e que você ainda esteja lidando com a angústia do acontecido, mas o cuidado com você contribuirá para que se mantenha com saúde em meio ao caos.
Quando Paulo estava no navio sendo levado para a Itália, uma grande tempestade aconteceu. Paulo já havia advertido aos marinheiros antes mesmo de saírem de que o tempo não estava bom e que talvez seria perigoso iniciarem viagem naquele momento. Mas, eles não deram ouvidos a ele. Depois de quase naufragarem algumas vezes, um anjo apareceu a Paulo e disse que eles deveriam comer para se fortalecer porque naufragariam, mas se estivessem fortes e com energia, se salvariam, como, de fato, aconteceu. E se eles não tivessem dado ouvidos à orientação divina? E se tivessem tão focados no que fazer com o navio para que ele não afundasse que tivessem se esquecido de cuidar de si mesmos através da alimentação? Provavelmente não teriam tido força para nadar até que chegassem a salvos na ilha de Creta.
Em que aspecto você precisa se cuidar? O que precisa fazer por você hoje? Deus deseja ajudá-lo não somente a resolver problemas, mas a permanecer firme (e saudável) no meio do caos. Cuide-se hoje.
About this Plan
Todos nós enfrentamos tempestades na vida. Uns saem mais machucados do que outros. Outros conseguem se recuperar relativamente bem. E há aqueles que experimentam crescimento emocional e espiritual após um vendaval. Independentemente de como tenham sido suas últimas tempestades, todos nós podemos aprender a ser resilientes para que não somente sobrevivamos a elas, mas cresçamos em meio a granizos e ventos fortes. Pegue seu guarda-chuva e aprenda a enfrentar tempestades.
More