Doses de Cura para a IndecisãoSample
Um dia, enquanto eu estava passando por uma crise de indecisão, comecei a ficar indignada com Deus. Eu pensava: “Deus é injusto. Ele quer que eu faça boas escolhas, mas não me ajuda a tomá-las”. Uma voz, então, veio ao meu coração: “Deus é Pastor. Ele ama guiar suas ovelhas”.
Deus não decidirá por nós, mas Ele ama guiar Seus filhos pelo caminho certo. Como, então, fazer boas decisões?
1º) Não decida no calor do momento. A Bíblia não diz que decidir é pecado. Tampouco fala que decidir mal é pecado. Ela diz que quem toma decisões precipitadas cai em uma armadilha. Todas as decisões tomadas com base na emoção, nos sentimentos, nos desejos carnais e nas paixões serão contrárias a Deus.
2º) Ore sobre tudo. A oração afasta a ansiedade de nosso coração. Deus manda que, ao invés de ficarmos ansiosos, coloquemos diante dEle nossas petições e necessidades. Podemos colocar todas as decisões em Seu altar.
3º) Depois de orar, busque a sabedoria de Deus para eliminar todas as escolhas contrárias à sua direção.
Deus não precisa intervir se o bom senso já nos manda abandonar aquela decisão. Se você já está com dívidas a pagar, não é hora de fazer mais gastos. Se você não tem espaço na sua casa para armazenas suas próprias coisas, não deve fazer mais compras.
A Palavra de Deus nos ensina a fazer escolhas. Há algumas coisas que estão claras sobre o que devemos ou não fazer. Sobre as demais, podemos contar com os princípios e valores contidos nas Escrituras. Se o seu desejo por algo se tornou prioridade acima do próprio Deus, não deve persegui-lo, mesmo que seja uma oportunidade única.
Finalmente, mesmo que pareça sensato e não ofenda a Palavra de Deus, o Espírito Santo pode nos afastar de determinado caminho. Se você sente um desconforto interior, se sua consciência diz “não” ou se você subitamente perder sua paz sobre algo, recue imediatamente antes que sofra prejuízo.
O Espírito também nos estimula a fazer o que é correto e o que é a vontade de Deus, mesmo que contrarie o senso comum, os especialistas e a nossa razão. Enquanto nossas ambições e vontades gritam em nossas mentes o que devemos fazer, o Espírito fala mansamente ao nosso coração a resposta correta. Precisamos treinar nossos ouvidos para o cicio suave e tranquilo do Espírito Santo e tomar a decisão de obedecê-Lo.
4º) Decida. Não fique mudando sua escolha a cada minuto e se perguntando “E se eu tivesse escolhido diferente?”. Seja firme em sua decisão e entregue a Deus o futuro. Às vezes, a melhor resposta será: “Não vou fazer nada agora. Vou buscar a Deus e refletir antes de agir”.
5º) Conte com o livramento de Deus. Caso você tenha feito uma decisão ruim, pode pedir perdão a Deus e voltar ao caminho certo. Deus é capaz de nos livrar antes do problema, durante o problema e depois do problema. Basta clamar a Ele por socorro.
About this Plan
Parece que a indecisão chegou a níveis epidêmicos nos dias de hoje. Quanto mais opções temos, menos sabemos o que escolher. Em um mundo cheio de inseguranças e incertezas, é possível ser uma pessoa decidida? Aprenda a tomar boas decisões sem se sentir angustiado e atormentado pela pergunta: “E se eu errar?”. Saia da dúvida e passe a andar em fé com esse devocional.
More