Doses de Cura para a IndecisãoSample
Toda tomada de decisão implica em um gasto. Nunca seremos capazes de calcular com precisão todos esses custos, porque o mundo em que vivemos é repleto de inseguranças, riscos e incertezas.
Tomar uma decisão não envolve apenas os custos da decisão tomada. Envolve também os custos de todas as outras opções que deixamos passar. Nós sempre elegemos a alternativa que vai resultar em maior ganho e menos perda para nós, mas nem sempre escolhemos corretamente.
Toda decisão envolve uma dor. No entanto, não decidir causa sofrimentos ainda maiores. Depois que você opta por uma alternativa, o máximo que você tem a perder é aquilo que você escolheu. Mas, enquanto você não escolhe nenhuma alternativa, você perde todas as opções.
O primeiro custo da indecisão é a perda de tempo. Enquanto não decidimos o que fazer, não fazemos nada. Além de não colher os resultados da escolha, ainda deixamos de fazer o que já sabíamos que precisava ser feito.
O segundo custo da indecisão é a ansiedade. Indecisão nos deixa nervosos e agitados, o que causa stress, cansaço e até doenças. A decisão traz alívio, mesmo que momentâneo, mas a falta de escolha pode enfraquecer o corpo por um longo período de tempo.
A indecisão rouba a vida da escolha feita. Após tomarmos uma decisão, se ficarmos imaginando o que teria acontecido caso tivéssemos escolhido a outra alternativa, perdemos duplamente. Não podemos voltar ao passado e mudar nossa opção e ainda deixamos de desfrutar o presente.
A indecisão ainda causa tormento. Enquanto a decisão nos leva à ação, a indecisão nos leva ao bloqueio. Decisão nos leva a enfrentar a vida; indecisão nos faz querer fugir dela. Para dar um fim à aflição, acabamos tomando decisões ruins e precipitadas.
Nós complicamos nossas decisões exageradamente. A Bíblia diz que nossas respostas devem ser “sim” e “não”. Quando passamos disso, acabamos abrindo a porta para o maligno agir.
Scripture
About this Plan
Parece que a indecisão chegou a níveis epidêmicos nos dias de hoje. Quanto mais opções temos, menos sabemos o que escolher. Em um mundo cheio de inseguranças e incertezas, é possível ser uma pessoa decidida? Aprenda a tomar boas decisões sem se sentir angustiado e atormentado pela pergunta: “E se eu errar?”. Saia da dúvida e passe a andar em fé com esse devocional.
More