A Fé Funciona: Um Estudo Em Tiagoنموونە
Como a fé funciona quando você está frustrado?
Quando somos crianças, vemos, eventualmente, um desenho animado em que a alguém é concedido um desejo, geralmente de um gênio numa garrafa. Como respondemos essa pergunta revela muito sobre quem nós somos e o que valorizamos.
Se você pudesse ter um desejo concedido a você, qual seria? Responda o que vem imediatamente à sua mente. Uma pilha de dinheiro que atinge o que Paulo chama de terceiro céu, uma esposa supermodelo que nunca peca e que memoriza livros da Bíblia, filhos que se mantém longe de encrenca e tornam a paternidade algo fácil, sogros que agem como ogros e saem correndo para bem longe, saúde perfeita, ou outra coisa?
Surpreendentemente, o Rei Salomão teve a oportunidade de pedir a Deus por uma coisa (1 Reis 3). O pedido de Salomão por sabedoria foi tão agradável a Deus, que Ele não apenas lhe deu sabedoria, mas adicionou à ela riqueza e honra para governar no poder.
Ao longo da literatura do Antigo Testamento, o valor da sabedoria é descrito como mais lucrativo do que prata e ouro, e mais precioso que joias. Nada que você espera ou sonha (incluindo o que quer que aquele desejo concedido tenha sido) pode jamais se comparar com a sabedoria. (Pv 3:13-15). Como adquirimos sabedoria? De acordo com Provérbios 2:6, Deus é a única fonte da verdadeira sabedoria, e Ele generosamente a dá para aquele que pede (Tiago 1:5). A verdadeira sabedoria não é alcançada; ela é recebida como um presente de Deus.
A verdadeira sabedoria vem de Deus somente, é marcada por humildade, flui da vida no Espírito e é dependente de Deus como o doador de toda boa e perfeita dádiva (1:17). A antítese da sabedoria é o orgulho, o qual gera um foco autocentrado excessivo e autopromoção, e exclui os outros.
Exatamente como uma barragem bloqueia o fluxo da água, assim, também, a amargura bloqueia o fluxo da sabedoria. Inveja amargurada e ambição egoísta nunca levam à justiça, apenas à briga. Para usar as metáforas da agricultura de Tiago, a verdadeira sabedoria de Deus carrega o fruto da justiça e da paz, ambos os quais geram um solo fértil em que a justiça pode crescer. Deus, em Sua sabedoria, dá de Si mesmo e faz pazes conosco, através de Jesus. Em retorno, temos paz uns com os outros, e o caráter de Deus é reproduzido no coração do homem — o exato fruto que produz uma colheita de justiça.
Um dia, nosso Senhor Jesus Cristo retornará e ficará de pé sobre a terra para ressuscitar os mortos, julgar as nações, levantar os amaldiçoados e trazer o mundo sob o domínio completo do Seu Reino. No final, haverá apenas duas culturas. O Reino do Céu será marcado por perdão, graça, humildade, sabedoria, amor e paz, conforme as pessoas colhem o que o Espírito plantou. O Reino do Inferno será marcado por falta de perdão, julgamento, orgulho, tolice, ódio e discórdia, conforme as pessoas colhem o que elas mesmas plantaram. Hoje, vivemos na terra entre as culturas do Céu e do Inferno, e as decisões diárias que tomamos, incluindo os nossos pensamentos e motivos internos, ou convidam a cultura do Céu a descer, ou puxam a cultura do Inferno para cima, até nossas vidas.
De que modo você já viu a amargura (incluindo falta de perdão, uma ferida não curada, ou uma inveja de outrem) comprimir o fluxo do Espírito Santo e da sabedoria na sua vida?
Scripture
About this Plan
O incrível e prático livro de Tiago, escrito por um dos irmãos de Jesus, nos dá um incrível olhar de Jesus pela parte de dentro, a partir de um membro da sua própria família. Neste plano de 12 dias, você estudará os escritos de Tiago e como ele apresenta Jesus, de modo prático, como Senhor e objeto da nossa fé.
More